Defesa pede liberdade de acusado de matar empresário no litoral de SP

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São Paulo — A defesa de Mario Vitorino da Silva Neto, acusado de matar a facadas o amigo e empresário Igor Peretto, em 31 de agosto, em Praia Grande, litoral de São Paulo, pediu na Justiça a liberdade provisória do réu. O pedido foi feito no dia 13 de janeiro. Nessa segunda-feira (20/1), a Justiça deu o prazo de cinco dias para o Ministério Público (MPSP) se manifestar.


O que alega a defesa



  • Dentre as diversas alegações, os advogados Mário André Badures, Nadya dos Santos e João Carlos Pereira argumentaram que o Código Processual Penal não foi respeitado, uma vez que a investigação teria usado “provas ilícitas” e “fatos não comprovados”, ao invés de consentimento, para periciar um dos aparelhos celulares.

  • Eles também alegam que houve vazamento de dados do inquérito policial, com divulgação de informações pela imprensa antes mesmo do interrogatório de Mario, o que teria prejudicado sua defesa.

  • Os advogados também afirmam no pedido que a acusação deturpou a dinâmica dos fatos e a motivação do crime, com uma narrativa que não corresponde à realidade. Nesse sentido, eles apontam que as imagens do sistema “Muralha Paulista” poderiam demonstrar que Mario tentou convencer a vítima a retornar para a casa da mãe, evitando o desfecho.

  • A defesa questiona ainda a imparcialidade da acusação, alegando que a denúncia apresenta uma narrativa vaga e imprecisa, sem individualizar a conduta de cada acusado.

  • Outros argumentos apresentados são o fato de que Mario agiu em legítima defesa, e não atacou Igor. Além disso, a defesa alega que todos os envolvidos no homicídio estavam sob efeito de álcool e drogas, o que teria afetado a capacidade de discernimento dos fatos.

  • Os advogados também pediram um aumento do prazo para apresentar a resposta à acusação porque um dos defensores teria contraído uma severa conjuntivite aguda. “Tal questão redundou no afastamento das atividades laborais pelo período de cinco dias”, diz trecho da petição.


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Entenda quem é quem no assassinato do empresário Igor Peretto, no litoral de São Paulo. - Imagem: Metrópoles

Metrópoles
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Entenda quem é quem no assassinato do empresário Igor Peretto, no litoral de São Paulo

Arte/Metrópoles
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Igor Peretto, Mário Vitorino, Marcelly Delfino Peretto e Rafaela Costa Silva

Reprodução/Redes sociais
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Igor Peretto e Mario Vitorino conversam no elevador antes da morte de Igor

Reprodução

Defesa de Mario se pronunciou



  • Ao Metrópoles, o advogado Mário André Badures afirmou que a questão da liberdade provisória é um dos pedidos requeridos na resposta à acusação. Segundo ele, a defesa segue aguardando a manifestação do MP.

  • Em nota, a defesa de Mario Vitorino negou que existam elementos no processo capazes de comprovar que existia um triângulo amoroso entre os réus.

  • “A verdade é que todos estavam separados de corpos, Mario Vitorino morando em lugar diverso de Marcelly assim como Igor Peretto residindo junto da sua genitora e em imóvel diverso de Rafaela. Essa suposta traição é um elemento fictício, alimentado somente nas mídias sociais sempre na busca de abalar o clamor público”, diz trecho da nota.

  • O time de advogados também negou que exista qualquer prova sobre a motivação econômica de Mario, e tampouco alguma prova a indicar que tenha sido uma execução. Segundo a defesa, “tal tragédia foi algo aleatório e com cenário passional” e o acusado, em uma “intensa luta corporal, procurou tão somente se defender”.


Relembre o crime



  • O empresário Igor Peretto, de 27 anos, foi assassinado no último dia 31 de agosto no apartamento da irmã, Marcelly Marlene Delfino Peretto, em Praia Grande, litoral de São Paulo.

  • Ele foi morto a facadas, desferidas por Mario Vitorino, após supostamente ter descoberto que estava sendo traído pela esposa, Rafaela Costa, apontou o MP. Os dois estariam se separando.

  • A mulher estaria tendo um caso com Mario Vitorino, amigo e sócio de Igor. Além disso, os dois homens eram cunhados, já que Mario e Marcelly eram casados – também em processo de separação.

  • De acordo com o depoimento de Rafaela à polícia, ela e Marcelly também seriam amantes.

  • Rafaela não estava no apartamento de Marcelly quando Igor foi assassinado. Apesar disso, ela estaria envolvida no crime, já que teria atraído o marido para o apartamento para ser executado, segundo a investigação.

  • Para o MP, Igor foi assassinado pois atrapalhava o triângulo amoroso.



A manhã do crime



  • De acordo com a cronologia do crime, elaborada pela Polícia Civil, Marcelly e Rafaela chegaram de carro ao Residencial Vogue, onde Marcelly é proprietária de um apartamento, às 4h32 do dia 31 de agosto, madrugada de sábado.

  • Antes disso, elas estavam em uma festa junto de Mario e Igor.

  • Por volta das 5h40, Rafaela saiu sozinha do apartamento de Marcelly e partiu de carro. Apenas 13 segundos depois, Mario e Igor chegam juntos ao prédio.

  • Às 5h44, os dois homens saem do elevador em direção ao apartamento de Marcelly, onde Igor foi assassinado.

  • Vinte minutos depois, às 6h04 do sábado, Mario e Marcelly saem sozinhos pelas escadas do prédio e vão em direção ao subsolo, onde está estacionado o carro de Mario.

  • Os depoimentos dos réus divergem quanto aos detalhes do crime. Apesar disso, a Polícia Civil concluiu que houve uma discussão entre o trio. Em dado momento, Mario desferiu diversos golpes de faca em Igor, que morreu no local.

  • Após o homicídio, o cunhado e a irmã de Igor partiram de carro em direção ao apartamento de Mario. De lá, o casal seguiu para a estrada, tendo encontrado Rafaela aproximadamente às 8h48 no Posto Olá, no km 124 da Rodovia Governador Carvalho Pinto.

  • Uma hora depois, o trio chegou em Campos do Jordão. Marcelly teria pego um carro de aplicativo e retornado para a Praia Grande, enquanto Rafaela e Mario foram a um motel em Pindamonhangaba para que ele trocasse as roupas sujas de sangue.


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Motel em que Rafaela Costa da Silva e Mario Vitorino da Silva Neto foram após assassinato de Igor Peretto. Imagem: Polícia Civil

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Quarto onde Mario e Rafaela ficaram em Pindamonhangaba. - Imagem: Polícia Civil

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Suíte 25 do Motel Miami, onde Rafaela e Mario se hospedaram. Imagem: Polícia Civil

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Honda HR-V preto de Mario. Imagem: Polícia Civil

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Carro de Mario abandonado no centro de Pindamonhangaba. Imagem: Polícia Civil

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Manchas de sangue no veículo. Imagem: Polícia Civil

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Prisões



  • Rafaela e Marcelly se apresentaram à polícia e prestaram depoimento no dia 6 de setembro. Mario foi encontrado apenas no dia 15 daquele mês, na cidade de Torrinha, interior de São Paulo.

  • Os três estão presos preventivamente em penitenciárias de São Vicente, no litoral paulista. O trio está sendo acusado de homicídio qualificado.

  • O processo corre no Foro da Praia Grande e o caso é investigado pela Delegacia Seccional de Polícia de Praia Grande.






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Sting tem problema de saúde e adia shows nos Estados Unidos

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O cantor Sting adiou uma participação e cancelou dois shows que fariam nos Estados Unidos (EUA) este mês. Segundo uma publicação compartilhada no Instagram, ele está com um problema de saúde.


O que aconteceu 



  • Sting faria uma participação no Bass Magazine Awards 2025 nesta quinta-feira (23/1), mas cancelou a presença por recomendação médica. A nota do artista não informa detalhes sobre o quadro de saúde.

  • Ele precisou também adiar dois shows que fazem parte da turnê Sting 3.0. As apresentações estavam marcadas para 24 e 26 de janeiro, em Phoenix e em Wheatland, respectivamente, e ocorrerão em 1º de junho e 28 de maio.




  • “Os fãs devem guardar seus ingressos para os shows adiados, pois serão homenageados nas novas datas. Sting pede sinceras desculpas por qualquer inconveniente e estende sua gratidão aos fãs pela compreensão”, diz um trecho da publicação.

  • O ex-vocalista do The Police tem três apresentações marcadas no Brasil em fevereiro, que ainda seguem confirmadas. Sting canta no Rio de Janeiro no dia 14, em São Paulo no dia 16 e em Curitiba no dia 18.


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Sting é ex-vocalista do The Police
Sting
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Sting publicou a carta nas redes sociais

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Sting é ex-vocalista do The Police

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Sting

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Parques eólicos aumentam PIB per capita de municípios nordestinos em 20%, aponta estudo

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Um estudo realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) revela o impacto significativo dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) na construção de parques eólicos, com destaque para o aumento de 20% no PIB per capita dos municípios beneficiados entre 2001 e 2022. A pesquisa, que analisou os efeitos nos indicadores socioeconômicos de 355 cidades do Nordeste, comparou municípios com e sem parques eólicos, comprovando os impactos positivos gerados pelo financiamento da Sudene.


Premiado no 9º Prêmio Tesouro Nacional de Finanças Públicas, o estudo “Avaliação de impacto do financiamento do FDNE na construção de parques eólicos e seus efeitos no mercado de trabalho e indicadores econômicos dos municípios na área de atuação da Sudene” foi conduzido por uma equipe multidisciplinar liderada pelo professor Guilherme Irffi, do Departamento de Economia Aplicada da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC. A ação é desdobramento de um trabalho conjunto entre a universidade e a Sudene com o objetivo de analisar os impactos da implantação de empreendimentos apoiados pelo FDNE sobre emprego, renda, produto e indicadores sociais dos municípios na área de atuação da Sudene.


O estudo avaliou os resultados de investimentos realizados a partir das diretrizes do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que visa promover o desenvolvimento regional com foco na interiorização das ações e na maximização dos impactos econômicos. Entre os indicadores analisados, estão emprego, renda média, massa salarial, PIB per capita e o Valor Adicionado Bruto (VAB) nos setores de serviços, industrial e agrícola.


De acordo com os dados, o PIB per capita dos municípios com parques eólicos cresceu 20%, acompanhado de um aumento expressivo no VAB dos setores industrial e de serviços. Foi observado também que durante a fase de construção dos parques, houve uma redução de 8,9% no VAB do setor agrícola, resultado da ocupação temporária de terras para a instalação das turbinas. Após a conclusão das obras, os impactos negativos foram neutralizados, e as cidades com parques em operação não registraram prejuízos nesse setor.


Os municípios com parques eólicos em funcionamento ou em construção apresentaram crescimento econômico com destaque para o aumento do VAB industrial. O estudo aponta uma elevação de 105% no valor adicionado da indústria em cidades com parques já em operação, enquanto nos municípios com parques ainda em construção, o crescimento foi de 32%. No setor de serviços, o valor adicionado subiu 10,78% nas cidades com parques já operacionais, demonstrando os benefícios duradouros desses empreendimentos.


O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, comemorou os resultados da pesquisa e destacou o constante aprimoramento dos instrumentos da Autarquia disponíveis para os empreendedores. “Os fundos regionais fortalecem as boas oportunidades de mercado oferecidas pelo Nordeste, especialmente no que diz respeito ao setor de energia. E nós buscamos, cada vez mais, verificar os impactos reais deste tipo de fomento ao setor produtivo, de modo a aperfeiçoar e dinamizar a oferta de crédito”, disse o gestor.


No mercado de trabalho, o estudo da UFC revela um aumento de 23% nos postos formais de emprego nos municípios com parques eólicos, e a massa salarial – indicador que representa o total da renda gerada pelo trabalho – teve uma alta de 27,51%. Mesmo durante a fase de construção, os impactos foram expressivos, com aumento de 19,40% nos empregos gerados e crescimento de 25,43% na massa salarial.


Segundo Heitor Freire, diretor de Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos da Sudene, a instalação dos parques eólicos não apenas fortalece a economia, mas também promove uma mudança de comportamento e cultura nas localidades. “O resultado é um desenvolvimento sustentável, que combina uma economia mais robusta com uma visão comprometida com a sustentabilidade. Esse novo cenário energético, que migra de uma matriz que degrada o meio ambiente para uma matriz de energias renováveis, traz não apenas benefícios econômicos, mas também sociais, como a geração de emprego e a melhoria da renda das comunidades locais”, comentou


O Fundo de Desenvolvimento do Nordeste é um dos instrumentos de ação da Sudene, integrando a carteira de soluções financeiras oferecidas pela autarquia para atração de novos investimentos. O fundo financia projetos estratégicos na área de atuação da Sudene oferecendo prazos de até 20 anos para amortização dos financiamentos. Para ampliar a composição de recursos do fundo, estimada em R$ 1,2 bilhão para 2024, a Sudene tem estabelecido parcerias com instituições internacionais, a exemplo do Banco dos Brics (NDB), o Banco Mundial e a Agência Francesa de Desenvolvimento.


Texto: Francisco Mota 




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Onix e Tracker 2026 se aproximam do lançamento no Brasil

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Cada vez com menos vergonha de aparecerem na rua, os novos Onix e Tracker reestilizados foram vistos com pouca camuflagem abastecendo na região do ABC, em São Paulo. Os flagras foram publicados para o perfil Placa Verde para o Instagram.


Os primeiros flagras do Onix foram em setembro do ano passado, quando os modelos começaram a rodar na região de Teresina (PI). A cidade, vale lembrar, é comumente usada por montadoras para testes em épocas de altas temperaturas.


 

Neste novo flagra, é possível observar mais algumas das novidades que os modelos devem trazer em breve, como no caso do Tracker, que deve adotar faróis duplos como os já vistos em outros SUVs da marca, tais como o novo Equinox ou e o Blazer EV.









Chevrolet Equinox RS 2025

Foto de: Motor1.com



Chevrolet Equinox RS 2025










Chevrolet Blazer EV (Brasil)

Foto de: Motor1.com




Já no interior, é possível que o SUV adote as novidades já vistas na reestilização da Chevrolet Spin, lançada em março de 2024, e nos utilitários S10 e Trailblazer, que trouxeram painel digital para os  instrumentos e central multimídia, formando uma peça só.








Comparativo: Chevrolet Spin Premier vs. Citroën C3 Aircross Shine 7


Painel de Tracker e Onix deve adotar soluções vistas na reestilização da Spin no ano passado




Já no caso do Onix, é possível ainda ver que a dianteira deve ganhar frente totalmente renovada, com grade mais pronunciada e faróis mais finos. Não deve ser desta vez que o Onix irá adotar teto solar, item que até hoje era exclusivo da versão chinesa do compacto. 


Com o fim dos médios Cruze sedã e Cruze Sport6 hatchback, há a possibilidade que Onix e Onix Plus adotem maior refinamento na cabine pelo menos na versão de topo Premier.








Chevrolet Onix e Tracker MY 26 são vistos abastecendo em posto

Foto de: Placa Verde



Injeção direta, híbrido leve e novo SUV vem aí 


Em dezembro, já como prévia das novidades que os compactos podem receber e como preparação ao Proconve L8, a linha 2025 do SUV Tracker (ainda com o visual atual) e da picape Montana receberam injeção direta nos motores 1.0 e 1.2 turbo, elevando a potência e melhorando o consumo. No caso do motor menor, os valores passaram a ser de até 121 cv (+5 cv) e de 18,9 kgfm de torque (+ 2 kgfm), já no maior, a diferença chegou a 141 cv (+8 cv) e 22,9 kgfm (+1,5 kgfm). 


Dúvida ainda é a eletrificação do tipo híbrido leve, como a Stellantis já utiliza nos Fiat Pulse e Fastback T200 (chamados de Bio Hybrid). Com planos de anunciar modelos do tipo em seu centenário, que ocorrerá em 26 de janeiro, há quem aposte na família Onix para estrear a tecnologia na marca. 



Tanto os modelos eletrificados quanto a reestilização de Onix e Tracker fazem parte de um investimento de R$ 7 bilhões anunciado pela GM no início de 2024. Deste montante, cerca de R$ 5,5 bilhões foram para as operações no estado de São Paulo e R$ 300 milhões para fábrica de motores de Joinville (SC). O restante, R$ 1,2 bilhão, ficará para a linha de montagem de Gravataí (RS).


É de Gravataí que saem os modelos da família Onix, a mais comercializada – em volume – da Chevrolet em nosso mercado. Além dos novos Onix, a marca deverá contar com um SUV de porte menor que o Tracker, que deve concorrer na faixa de Fiat Pulse e Renault Kardian.



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Concessão da BR-381 em Minas Gerais prevê R$ 9,3 bi em investimentos

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A 4UM Investimentos vai destinar R$ 9,3 bilhões para melhorias na Rodovia BR-381 em Minas Gerais, entre Governador Valadares e Belo Horizonte, um trecho de 303,4 quilômetros. Após três leilões frustrados, o grupo investidor venceu o certame organizado pelo Ministério dos Transportes, em agosto do ano passado, depois de a proposta ser reestruturada.


O contrato de concessão foi assinado, nesta quarta-feira (22), em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O grupo vencedor criou a Concessionária Nova 381, que administrará e responderá pela operação e manutenção da BR-381 em Minas Gerais.


Em discurso, Lula lembrou que o governo federal faz as concessões de rodovias sem receber outorga (pagamento) das empresas vencedoras, o que barateia o preço dos pedágios e ajuda na atração de investimentos.


“Quando a gente quer fazer parceria com o empresário, a gente quer fazer uma estrada, fazer melhor possível, mas o empresário precisa ganhar, se não ele não faz um investimento. E é preciso que a gente estabeleça essa regra”, disse. “O objetivo nosso é baratear o preço do pedágio para as pessoas mais pobres, sem deixar de priorizar a qualidade do trabalho que vai ser feito”, acrescentou o presidente.


O ministro dos Transportes, Renan Filho, explicou que, entre outras adequações, também foram retirados do projeto de concessão da rodovia dois lotes próximos a Belo Horizonte, que ficarão a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os investimentos do governo federal nessas obras públicas serão de R$ 1 bilhão.


 





Brasília (DF), 22/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participa, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Brasília (DF), 22/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participa, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais. Foto: José Cruz/Agência Brasil


Presidente Lula participa da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais – José Cruz/Agência Brasil



“Nós corrigimos o projeto, melhoramos a atratividade, mitigamos riscos geológicos, riscos de engenharia que atrapalhavam a atratividade , levamos a leilão depois de o governo passado ter tentado várias vezes levar e conseguimos fazer a concessão”, destacou.


“O Brasil, hoje, ele construiu um modelo muito mais sustentável . Além disso, a própria rentabilidade do contrato também precisa ser diferenciada; as obras mais simples têm que pagar ao investidor privado um retorno menor do que as obras mais complicadas”, acrescentou Renan Filho.


Críticas


A ausência do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no evento também foi lembrada pelos ministros que discursaram e pelo próprio Lula. De acordo com o presidente, as obras da BR-381 fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento, cujo portfólio foi montado com as indicações dos governadores dos estados.


“Pelo menos isso deveria agradecer, mas ele fez uma crítica profunda desnecessária”, disse Lula sobre a recente crítica que Zema fez sobre as condições do programa de pagamento da dívida dos estados com a União.


“Esse acordo das dívidas de Minas Gerais, dos estados como um todo, o governador de Minas Gerais deveria vir aqui me trazer um prêmio, me trazer um troféu do primeiro presidente da República que ele tem conhecimento que nunca vetou absolutamente nada de nenhum governador de nenhum prefeito por ser contra ou por ser oposição”, afirmou o presidente. “O que nós fizemos para os estados que não pagavam a dívida talvez só Jesus Cristo fizesse se ele concorresse à Presidência da República desse país”, acrescentou Lula.


 





Brasília (DF), 22/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva acompanhado do ministro dos Transportes Renan Filho, participa, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Brasília (DF), 22/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva acompanhado do ministro dos Transportes Renan Filho, participa, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais. Foto: José Cruz/Agência Brasil


Cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais – José Cruz/Agência Brasil



A rodovia


De acordo com o Ministério dos Transportes, essa porção mineira da BR-381 é uma das estradas federais com o maior registro de acidentes do país, um trecho sinuoso, pistas simples na maioria do percurso, que serpenteia os morros do leste de Minas Gerais, cortando o Vale do Aço. Dados da Polícia Rodoviária Federal indicam que, entre 2018 e 2023, houve 3.960 ocorrências de trânsito no trecho; 420 pessoas perderam a vida na rodovia.


A estrada mineira foi a leilão em 29 de agosto de 2024, tendo como critério a proposta com a menor tarifa de pedágio. Caberá à nova concessionária aplicar os recursos previstos para serviços operacionais e obras estruturantes, como duplicação, correção de traçado e criação de pistas de escape, além da manutenção da estrada ao longo dos próximos 30 anos.


A Concessionária Nova 381, criada pelo grupo investidor, ainda oferecerá um pedágio gratuito no primeiro ano e, em seguida, desconto para usuários frequentes e a opção de pagamento automático para motoristas. Usuários frequentes são aqueles que percorrem trechos da rodovia diversas vezes por mês, como no caso de pessoas que residem e trabalham em cidades próximas.


O trecho abrange 13 cidades às margens da estrada e outras que dependem indiretamente dela, resultando em um tráfego médio de 24,7 mil veículos ao dia.


A BR-381, construída na década de 1960, se inicia em São Mateus (ES) e chega até a cidade de São Paulo, um importante corredor logístico para o escoamento de produtos industriais.







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Com BYD, importações de carros ao Brasil cresceram 148,4% em 2024

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Com informações de Rodrigo Perini – A ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) apresentou o balanço de emplacamentos de automóveis e comerciais leves referente ao período de janeiro a dezembro de 2024 de suas associadas. A entidade reúne marcas importadoras e que, em alguns casos, mantêm linhas de montagem no Brasil.


Entre as associadas da ABEIFA, vale destacar BYD, Volvo, Kia, Porsche, Land Rover, JAC, Suzuki e Jaguar. Empresas como BRP e Polaris, focadas em veículos fora-de-estrada, também são associadas, mas não aparecem em emplacamentos.


Durante 2024, considerando todas as marcas (veículos importados e produzidos no país), foram emplacadas 2.027.621 unidades no Brasil, segundo os dados da ABEIFA. Isso representa um crescimento de 10,5% em relação a 2023, quando foram registrados 1.835.734 emplacamentos.








Kia Stonic


Dentre esses números, os veículos importados totalizaram 457.100 unidades em 2024, um aumento de 33% em comparação às 343.746 unidades registradas em 2023. Já os veículos produzidos nacionalmente somaram 1.570.521 unidades, representando 77,4% do total de emplacamentos no ano.


As associadas da ABEIFA registraram 104.729 dos emplacamentos de importados em 2024, um crescimento expressivo de 141,1% frente às 43.431 unidades de 2023. A diferença entre o total de importações e o número das associadas da ABEIFA é representado por marcas com fábricas estabelecidas aqui, mas que trazem alguns produtos de fora do Brasil. Do total das associadas, 103.091 unidades foram importadas (98,4% do volume total das associadas), enquanto 1.638 unidades (1,6%) foram de veículos produzidos no país.


No recorte por marcas das associadas da ABEIFA, a BYD liderou o segmento com uma participação de 73,3% no total de emplacamentos das associadas, seguida pela Volvo (8,3%), Porsche (6,0%), Kia (5,0%), Land Rover (4,0%), JAC (1,9%), Suzuki (1,3%) e Jaguar (0,2%). Em relação ao desempenho de 2023 para 2024, a BYD apresentou um crescimento de 328%, passando de 17.946 para 76.810 unidades emplacadas. Outras marcas também cresceram, como a JAC (+149,1%), Suzuki (+32,4%) e Porsche (+19,9%). Por outro lado, algumas registraram queda, como Jaguar (-31,4%), Land Rover (-16,0%) e McLaren (-19,5%).


O segmento de veículos eletrificados (nacionais e importados) também apresentou crescimento expressivo. Em 2024, foram emplacadas 178.430 unidades, uma alta de 89,9% em relação às 93.942 unidades de 2023. Do total de eletrificados emplacados em 2024, 34,9% foram veículos elétricos puros, 41,7% híbridos, 18,5% mild hybrid e 4,5% plug-in hybrid. A distribuição regional das importações em 2024 apresentou os seguintes dados: Mercosul (49,9%), Europa (29,3%), Ásia (10,2%), México (9,7%) e EUA/Canadá (0,9%).








Salão do Automóvel de São Paulo - 2018


Salão do Automóvel de São Paulo – 2018




Dificuldades com o Salão do Automóvel


Em outubro do ano passado, os organizadores do Salão do Automóvel de São Paulo anunciaram – novamente – o retorno do evento que não acontece desde a edição de 2018. A ideia é trazer o Salão de volta para o Distrito do Anhembi, na capital paulista, seu local original. O retorno está planejado para 2025. No entanto, a promessa já havia sido feita em anos anteriores.


Enquanto o Salão do Automóvel de São Paulo ainda está na promessa, algumas associadas da ABEIFA já se pronunciaram a respeito de suas presenças no evento. A própria associação não terá um estande no evento. A estratégia é a mesma da Volvo, que também ficará de fora. José Luiz Gandini, presidente da operação da Kia no Brasil, diz que a marca tem interesse no Salão, mas enfrenta dificuldades para fechar sua participação.


De acordo com a empresa, a organização do evento estaria fazendo diferenciação entre marcas que produzem no Brasil e as que não produzem. Os preços seriam diferentes para cada uma das situações, assim como o espaço permitido dentro do pavilhão. Empresas importadoras teriam um espaço máximo para 4 ou 5 veículos na exposição cada.






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Marçal diz que gravou vídeo com Trump em “baile”, mas não diz quando

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O ex-coach Pablo Marçal (PRTB) divulgou nesta terça-feira (21/1) um vídeo de um encontro com Donald Trump durante o qual ele pede para o novo presidente dos Estados Unidos “salvar o Brasil”.


À coluna, Marçal afirmou, na tarde desta terça, que o vídeo foi gravado em um “baile” nos Estados Unidos. O ex-coach se recusou, porém, a informar a data exatada em que a gravação foi feita.


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Marçal postou vídeo ao lado de Donald Trump

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Donald Trump, empossado presidente dos EUA

Greg Nash-Pool/Getty Images)
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Donald Trump assina ordens executivas e memorandos

Anna Moneymaker/Getty Images

Nos bastidores, pessoas próximas a Marçal afirmam que o vídeo com Trump teria sido gravado por ele no início de janeiro. Ou seja, antes da posse do novo presidente dos Estados, que ocorreu na segunda-feira (20/1).



Marçal viajou a Washington para acompanhar de perto os eventos da posse de Trump. Na cidade, ele postou fotos em um dos bailes de gala que aconteceram ao longo da segunda, após a posse.


Veja o vídeo:






O ex-coach também chegou a postar vídeo com o deputado Nikolas Ferreira (PL-SP), que também está nos Estados Unidos. Ele disse que o parlamentar será presidente do Brasil em 2034, quando terá idade para concorrer ao cargo.


 






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GDF atua na recuperação de via danificada pelas chuvas na Quadra 108 do Pôr do Sol

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A governadora em exercício Celina Leão esteve, nesta terça-feira (21), na Quadra 108 do Pôr do Sol, área afetada pelas chuvas nos últimos dias. Durante a visita, ela anunciou projetos definitivos para a região e ressaltou as ações emergenciais para recuperar a infraestrutura danificada.


A governadora em exercício Celina Leão ressaltou a importância das ações rápidas da Secretaria de Obras e Infraestrutura, que recuperou a pavimentação danificada, especialmente em um local de grande circulação de ônibus | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília


“Temos sofrido com os efeitos climáticos, não só o DF, mas o mundo todo. E aqui, nós não paramos, as equipes não pararam nem um dia”, afirmou Celina Leão. A governadora em exercício ressaltou a importância das ações rápidas da Secretaria de Obras e Infraestrutura, que recuperou a pavimentação danificada, especialmente em um local de grande circulação de ônibus. “Hoje, ainda entregaremos novamente essa avenida à população do Pôr do Sol”, completou.



O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casemiro, detalhou as ações para minimizar os danos. “Aqui, com a chuva, o asfalto foi totalmente arrancado, então a Novacap veio e retirou. O pavimento estava solto e agora estamos recolocando o pavimento”, explicou. Ele também destacou a importância das medidas paliativas em andamento, como a colocação de grelhas e a implementação de sistemas para direcionar a água para o sistema de drenagem antigo. “Essa obra aqui é de recolocação do pavimento e, como medida paliativa, vamos colocar grelhas e sistemas como um quebra-molas para diminuir a força da água que desce aqui”, afirmou Valter Casemiro.


Para a dona de casa Ludmila Cavalcante, 36 anos, as ações trazem uma sensação de alívio


O secretário também mencionou que, enquanto os projetos definitivos de drenagem e pavimentação não estão prontos, as medidas emergenciais estão sendo implementadas para amenizar os problemas. “Estamos fazendo medidas paliativas porque o nosso projeto definitivo está em elaboração. Quando ele estiver pronto, vamos atacar com todo o sistema de drenagem definitivo”, disse.


Para a dona de casa Ludmila Cavalcante, 36 anos, as ações trazem uma sensação de alívio. “A governadora pediu um pouco de paciência porque a situação está bem difícil. A água desce muito forte aqui e vão fazer as obras de drenagem. Nós, moradores, nunca tivemos essa atenção, e agora, graças a Deus, vieram nos ouvir. Estamos acreditando que vai melhorar em definitivo”, afirmou Ludmila, que mora na região. “Está dando para respirar um pouquinho mais aliviada. Estamos vendo que o governo está vindo realmente e fazendo.”


21/01/2025 - GDF atua na recuperação de via danificada pelas chuvas na Quadra 108 do Pôr do Sol










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