Onix e Tracker 2026 se aproximam do lançamento no Brasil

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Cada vez com menos vergonha de aparecerem na rua, os novos Onix e Tracker reestilizados foram vistos com pouca camuflagem abastecendo na região do ABC, em São Paulo. Os flagras foram publicados para o perfil Placa Verde para o Instagram.


Os primeiros flagras do Onix foram em setembro do ano passado, quando os modelos começaram a rodar na região de Teresina (PI). A cidade, vale lembrar, é comumente usada por montadoras para testes em épocas de altas temperaturas.


 

Neste novo flagra, é possível observar mais algumas das novidades que os modelos devem trazer em breve, como no caso do Tracker, que deve adotar faróis duplos como os já vistos em outros SUVs da marca, tais como o novo Equinox ou e o Blazer EV.









Chevrolet Equinox RS 2025

Foto de: Motor1.com



Chevrolet Equinox RS 2025










Chevrolet Blazer EV (Brasil)

Foto de: Motor1.com




Já no interior, é possível que o SUV adote as novidades já vistas na reestilização da Chevrolet Spin, lançada em março de 2024, e nos utilitários S10 e Trailblazer, que trouxeram painel digital para os  instrumentos e central multimídia, formando uma peça só.








Comparativo: Chevrolet Spin Premier vs. Citroën C3 Aircross Shine 7


Painel de Tracker e Onix deve adotar soluções vistas na reestilização da Spin no ano passado




Já no caso do Onix, é possível ainda ver que a dianteira deve ganhar frente totalmente renovada, com grade mais pronunciada e faróis mais finos. Não deve ser desta vez que o Onix irá adotar teto solar, item que até hoje era exclusivo da versão chinesa do compacto. 


Com o fim dos médios Cruze sedã e Cruze Sport6 hatchback, há a possibilidade que Onix e Onix Plus adotem maior refinamento na cabine pelo menos na versão de topo Premier.








Chevrolet Onix e Tracker MY 26 são vistos abastecendo em posto

Foto de: Placa Verde



Injeção direta, híbrido leve e novo SUV vem aí 


Em dezembro, já como prévia das novidades que os compactos podem receber e como preparação ao Proconve L8, a linha 2025 do SUV Tracker (ainda com o visual atual) e da picape Montana receberam injeção direta nos motores 1.0 e 1.2 turbo, elevando a potência e melhorando o consumo. No caso do motor menor, os valores passaram a ser de até 121 cv (+5 cv) e de 18,9 kgfm de torque (+ 2 kgfm), já no maior, a diferença chegou a 141 cv (+8 cv) e 22,9 kgfm (+1,5 kgfm). 


Dúvida ainda é a eletrificação do tipo híbrido leve, como a Stellantis já utiliza nos Fiat Pulse e Fastback T200 (chamados de Bio Hybrid). Com planos de anunciar modelos do tipo em seu centenário, que ocorrerá em 26 de janeiro, há quem aposte na família Onix para estrear a tecnologia na marca. 



Tanto os modelos eletrificados quanto a reestilização de Onix e Tracker fazem parte de um investimento de R$ 7 bilhões anunciado pela GM no início de 2024. Deste montante, cerca de R$ 5,5 bilhões foram para as operações no estado de São Paulo e R$ 300 milhões para fábrica de motores de Joinville (SC). O restante, R$ 1,2 bilhão, ficará para a linha de montagem de Gravataí (RS).


É de Gravataí que saem os modelos da família Onix, a mais comercializada – em volume – da Chevrolet em nosso mercado. Além dos novos Onix, a marca deverá contar com um SUV de porte menor que o Tracker, que deve concorrer na faixa de Fiat Pulse e Renault Kardian.



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Concessão da BR-381 em Minas Gerais prevê R$ 9,3 bi em investimentos

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A 4UM Investimentos vai destinar R$ 9,3 bilhões para melhorias na Rodovia BR-381 em Minas Gerais, entre Governador Valadares e Belo Horizonte, um trecho de 303,4 quilômetros. Após três leilões frustrados, o grupo investidor venceu o certame organizado pelo Ministério dos Transportes, em agosto do ano passado, depois de a proposta ser reestruturada.


O contrato de concessão foi assinado, nesta quarta-feira (22), em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O grupo vencedor criou a Concessionária Nova 381, que administrará e responderá pela operação e manutenção da BR-381 em Minas Gerais.


Em discurso, Lula lembrou que o governo federal faz as concessões de rodovias sem receber outorga (pagamento) das empresas vencedoras, o que barateia o preço dos pedágios e ajuda na atração de investimentos.


“Quando a gente quer fazer parceria com o empresário, a gente quer fazer uma estrada, fazer melhor possível, mas o empresário precisa ganhar, se não ele não faz um investimento. E é preciso que a gente estabeleça essa regra”, disse. “O objetivo nosso é baratear o preço do pedágio para as pessoas mais pobres, sem deixar de priorizar a qualidade do trabalho que vai ser feito”, acrescentou o presidente.


O ministro dos Transportes, Renan Filho, explicou que, entre outras adequações, também foram retirados do projeto de concessão da rodovia dois lotes próximos a Belo Horizonte, que ficarão a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os investimentos do governo federal nessas obras públicas serão de R$ 1 bilhão.


 





Brasília (DF), 22/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participa, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Brasília (DF), 22/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participa, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais. Foto: José Cruz/Agência Brasil


Presidente Lula participa da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais – José Cruz/Agência Brasil



“Nós corrigimos o projeto, melhoramos a atratividade, mitigamos riscos geológicos, riscos de engenharia que atrapalhavam a atratividade , levamos a leilão depois de o governo passado ter tentado várias vezes levar e conseguimos fazer a concessão”, destacou.


“O Brasil, hoje, ele construiu um modelo muito mais sustentável . Além disso, a própria rentabilidade do contrato também precisa ser diferenciada; as obras mais simples têm que pagar ao investidor privado um retorno menor do que as obras mais complicadas”, acrescentou Renan Filho.


Críticas


A ausência do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no evento também foi lembrada pelos ministros que discursaram e pelo próprio Lula. De acordo com o presidente, as obras da BR-381 fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento, cujo portfólio foi montado com as indicações dos governadores dos estados.


“Pelo menos isso deveria agradecer, mas ele fez uma crítica profunda desnecessária”, disse Lula sobre a recente crítica que Zema fez sobre as condições do programa de pagamento da dívida dos estados com a União.


“Esse acordo das dívidas de Minas Gerais, dos estados como um todo, o governador de Minas Gerais deveria vir aqui me trazer um prêmio, me trazer um troféu do primeiro presidente da República que ele tem conhecimento que nunca vetou absolutamente nada de nenhum governador de nenhum prefeito por ser contra ou por ser oposição”, afirmou o presidente. “O que nós fizemos para os estados que não pagavam a dívida talvez só Jesus Cristo fizesse se ele concorresse à Presidência da República desse país”, acrescentou Lula.


 





Brasília (DF), 22/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva acompanhado do ministro dos Transportes Renan Filho, participa, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Brasília (DF), 22/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva acompanhado do ministro dos Transportes Renan Filho, participa, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais. Foto: José Cruz/Agência Brasil


Cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais – José Cruz/Agência Brasil



A rodovia


De acordo com o Ministério dos Transportes, essa porção mineira da BR-381 é uma das estradas federais com o maior registro de acidentes do país, um trecho sinuoso, pistas simples na maioria do percurso, que serpenteia os morros do leste de Minas Gerais, cortando o Vale do Aço. Dados da Polícia Rodoviária Federal indicam que, entre 2018 e 2023, houve 3.960 ocorrências de trânsito no trecho; 420 pessoas perderam a vida na rodovia.


A estrada mineira foi a leilão em 29 de agosto de 2024, tendo como critério a proposta com a menor tarifa de pedágio. Caberá à nova concessionária aplicar os recursos previstos para serviços operacionais e obras estruturantes, como duplicação, correção de traçado e criação de pistas de escape, além da manutenção da estrada ao longo dos próximos 30 anos.


A Concessionária Nova 381, criada pelo grupo investidor, ainda oferecerá um pedágio gratuito no primeiro ano e, em seguida, desconto para usuários frequentes e a opção de pagamento automático para motoristas. Usuários frequentes são aqueles que percorrem trechos da rodovia diversas vezes por mês, como no caso de pessoas que residem e trabalham em cidades próximas.


O trecho abrange 13 cidades às margens da estrada e outras que dependem indiretamente dela, resultando em um tráfego médio de 24,7 mil veículos ao dia.


A BR-381, construída na década de 1960, se inicia em São Mateus (ES) e chega até a cidade de São Paulo, um importante corredor logístico para o escoamento de produtos industriais.







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Com BYD, importações de carros ao Brasil cresceram 148,4% em 2024

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Com informações de Rodrigo Perini – A ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) apresentou o balanço de emplacamentos de automóveis e comerciais leves referente ao período de janeiro a dezembro de 2024 de suas associadas. A entidade reúne marcas importadoras e que, em alguns casos, mantêm linhas de montagem no Brasil.


Entre as associadas da ABEIFA, vale destacar BYD, Volvo, Kia, Porsche, Land Rover, JAC, Suzuki e Jaguar. Empresas como BRP e Polaris, focadas em veículos fora-de-estrada, também são associadas, mas não aparecem em emplacamentos.


Durante 2024, considerando todas as marcas (veículos importados e produzidos no país), foram emplacadas 2.027.621 unidades no Brasil, segundo os dados da ABEIFA. Isso representa um crescimento de 10,5% em relação a 2023, quando foram registrados 1.835.734 emplacamentos.








Kia Stonic


Dentre esses números, os veículos importados totalizaram 457.100 unidades em 2024, um aumento de 33% em comparação às 343.746 unidades registradas em 2023. Já os veículos produzidos nacionalmente somaram 1.570.521 unidades, representando 77,4% do total de emplacamentos no ano.


As associadas da ABEIFA registraram 104.729 dos emplacamentos de importados em 2024, um crescimento expressivo de 141,1% frente às 43.431 unidades de 2023. A diferença entre o total de importações e o número das associadas da ABEIFA é representado por marcas com fábricas estabelecidas aqui, mas que trazem alguns produtos de fora do Brasil. Do total das associadas, 103.091 unidades foram importadas (98,4% do volume total das associadas), enquanto 1.638 unidades (1,6%) foram de veículos produzidos no país.


No recorte por marcas das associadas da ABEIFA, a BYD liderou o segmento com uma participação de 73,3% no total de emplacamentos das associadas, seguida pela Volvo (8,3%), Porsche (6,0%), Kia (5,0%), Land Rover (4,0%), JAC (1,9%), Suzuki (1,3%) e Jaguar (0,2%). Em relação ao desempenho de 2023 para 2024, a BYD apresentou um crescimento de 328%, passando de 17.946 para 76.810 unidades emplacadas. Outras marcas também cresceram, como a JAC (+149,1%), Suzuki (+32,4%) e Porsche (+19,9%). Por outro lado, algumas registraram queda, como Jaguar (-31,4%), Land Rover (-16,0%) e McLaren (-19,5%).


O segmento de veículos eletrificados (nacionais e importados) também apresentou crescimento expressivo. Em 2024, foram emplacadas 178.430 unidades, uma alta de 89,9% em relação às 93.942 unidades de 2023. Do total de eletrificados emplacados em 2024, 34,9% foram veículos elétricos puros, 41,7% híbridos, 18,5% mild hybrid e 4,5% plug-in hybrid. A distribuição regional das importações em 2024 apresentou os seguintes dados: Mercosul (49,9%), Europa (29,3%), Ásia (10,2%), México (9,7%) e EUA/Canadá (0,9%).








Salão do Automóvel de São Paulo - 2018


Salão do Automóvel de São Paulo – 2018




Dificuldades com o Salão do Automóvel


Em outubro do ano passado, os organizadores do Salão do Automóvel de São Paulo anunciaram – novamente – o retorno do evento que não acontece desde a edição de 2018. A ideia é trazer o Salão de volta para o Distrito do Anhembi, na capital paulista, seu local original. O retorno está planejado para 2025. No entanto, a promessa já havia sido feita em anos anteriores.


Enquanto o Salão do Automóvel de São Paulo ainda está na promessa, algumas associadas da ABEIFA já se pronunciaram a respeito de suas presenças no evento. A própria associação não terá um estande no evento. A estratégia é a mesma da Volvo, que também ficará de fora. José Luiz Gandini, presidente da operação da Kia no Brasil, diz que a marca tem interesse no Salão, mas enfrenta dificuldades para fechar sua participação.


De acordo com a empresa, a organização do evento estaria fazendo diferenciação entre marcas que produzem no Brasil e as que não produzem. Os preços seriam diferentes para cada uma das situações, assim como o espaço permitido dentro do pavilhão. Empresas importadoras teriam um espaço máximo para 4 ou 5 veículos na exposição cada.






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Marçal diz que gravou vídeo com Trump em “baile”, mas não diz quando

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O ex-coach Pablo Marçal (PRTB) divulgou nesta terça-feira (21/1) um vídeo de um encontro com Donald Trump durante o qual ele pede para o novo presidente dos Estados Unidos “salvar o Brasil”.


À coluna, Marçal afirmou, na tarde desta terça, que o vídeo foi gravado em um “baile” nos Estados Unidos. O ex-coach se recusou, porém, a informar a data exatada em que a gravação foi feita.


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Marçal postou vídeo ao lado de Donald Trump

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Donald Trump, empossado presidente dos EUA

Greg Nash-Pool/Getty Images)
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Donald Trump assina ordens executivas e memorandos

Anna Moneymaker/Getty Images

Nos bastidores, pessoas próximas a Marçal afirmam que o vídeo com Trump teria sido gravado por ele no início de janeiro. Ou seja, antes da posse do novo presidente dos Estados, que ocorreu na segunda-feira (20/1).



Marçal viajou a Washington para acompanhar de perto os eventos da posse de Trump. Na cidade, ele postou fotos em um dos bailes de gala que aconteceram ao longo da segunda, após a posse.


Veja o vídeo:






O ex-coach também chegou a postar vídeo com o deputado Nikolas Ferreira (PL-SP), que também está nos Estados Unidos. Ele disse que o parlamentar será presidente do Brasil em 2034, quando terá idade para concorrer ao cargo.


 






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GDF atua na recuperação de via danificada pelas chuvas na Quadra 108 do Pôr do Sol

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A governadora em exercício Celina Leão esteve, nesta terça-feira (21), na Quadra 108 do Pôr do Sol, área afetada pelas chuvas nos últimos dias. Durante a visita, ela anunciou projetos definitivos para a região e ressaltou as ações emergenciais para recuperar a infraestrutura danificada.


A governadora em exercício Celina Leão ressaltou a importância das ações rápidas da Secretaria de Obras e Infraestrutura, que recuperou a pavimentação danificada, especialmente em um local de grande circulação de ônibus | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília


“Temos sofrido com os efeitos climáticos, não só o DF, mas o mundo todo. E aqui, nós não paramos, as equipes não pararam nem um dia”, afirmou Celina Leão. A governadora em exercício ressaltou a importância das ações rápidas da Secretaria de Obras e Infraestrutura, que recuperou a pavimentação danificada, especialmente em um local de grande circulação de ônibus. “Hoje, ainda entregaremos novamente essa avenida à população do Pôr do Sol”, completou.



O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casemiro, detalhou as ações para minimizar os danos. “Aqui, com a chuva, o asfalto foi totalmente arrancado, então a Novacap veio e retirou. O pavimento estava solto e agora estamos recolocando o pavimento”, explicou. Ele também destacou a importância das medidas paliativas em andamento, como a colocação de grelhas e a implementação de sistemas para direcionar a água para o sistema de drenagem antigo. “Essa obra aqui é de recolocação do pavimento e, como medida paliativa, vamos colocar grelhas e sistemas como um quebra-molas para diminuir a força da água que desce aqui”, afirmou Valter Casemiro.


Para a dona de casa Ludmila Cavalcante, 36 anos, as ações trazem uma sensação de alívio


O secretário também mencionou que, enquanto os projetos definitivos de drenagem e pavimentação não estão prontos, as medidas emergenciais estão sendo implementadas para amenizar os problemas. “Estamos fazendo medidas paliativas porque o nosso projeto definitivo está em elaboração. Quando ele estiver pronto, vamos atacar com todo o sistema de drenagem definitivo”, disse.


Para a dona de casa Ludmila Cavalcante, 36 anos, as ações trazem uma sensação de alívio. “A governadora pediu um pouco de paciência porque a situação está bem difícil. A água desce muito forte aqui e vão fazer as obras de drenagem. Nós, moradores, nunca tivemos essa atenção, e agora, graças a Deus, vieram nos ouvir. Estamos acreditando que vai melhorar em definitivo”, afirmou Ludmila, que mora na região. “Está dando para respirar um pouquinho mais aliviada. Estamos vendo que o governo está vindo realmente e fazendo.”


21/01/2025 - GDF atua na recuperação de via danificada pelas chuvas na Quadra 108 do Pôr do Sol










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Brasileira Maya Gabeira se aposenta do surfe após 22 anos de carreira

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A surfista brasileira Maya Gabeira, duas vezes recordista em ondas gigantes, anunciou aposentadoria após 22 anos de carreira. A carioca de 37 anos publicou, nesta terça-feira (21/1), um vídeo nas redes sociais no qual reflete sobre os principais momentos da carreira e as conquistas.


Maya foi pioneira no surfe de ondas gigantes no cenário feminino. Em 2020, a brasileira surfou uma onda 22,4m em Nazaré, Portugal – a maior já surfada por uma mulher. Ela foi quatro vezes vencedora do prêmio de melhor performance feminina entre 2007 e 2010.



“Muito obrigado por todo o apoio e amor que vocês me deram nesses anos todos. Foram 20 anos surfando ondas gigantes. Estou finalmente pronta para me afastar do surfe profissional e do surfe de ondas gigantes, e encontrar alguma outra coisa. Cumpri o meu propósito”, destaca Maya no vídeo.



Maya relembrou que, quando começou no esporte, era impensável uma mulher entrar em competições com um homem. Maya demonstra satisfação ao ver que mais mulheres entraram no mundo do surfe de ondas gigantes. A brasileira afirma ainda não ter arrependimento, confia ter feito a escolha certa e informou que ainda pretende curtir seus últimos momentos em Nazaré.






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Haddad diz que Bolsonaro “está por trás” de crise com Pix e Receita

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O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (17/1) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está “por trás” da crise envolvendo o monitoramento de transações via Pix, que havia sido anunciado pela Receita Federal e acabou revogado, após ampla repercussão negativa.


“Tenho para mim que o Bolsonaro está um pouco por trás disso, porque o PL financiou o vídeo do Duda Lima foi quem fez a produção do vídeo. E eu penso que o Bolsonaro tem uma bronca com a Receita pelas questões conhecidas”, disse Haddad em entrevista à CNN.


E completou: “A Receita Federal descobriu o roubo das joias, a Receita Federal abriu investigação das rachadinhas, a Receita Federal abriu a investigação sobre os mais de 100 imóveis comprados pela família Bolsonaro sem uma notável fonte de renda”.


“Os Bolsonaros têm uma bronca com a Receita. Foram investigados, mas eles têm um problema com a Receita. Eles não escolheram a Receita Federal, na minha opinião por outra razão. Eles ficaram com lupa nos atos burocráticos da Receita que são tomados há mais de 20 anos”, completou o ministro.


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Fernando Haddad ocupa Ministério da Fazenda do Governo Lula
Haddad anuncia isenção da cota patronal do 1º salário mínimo
Fernando Haddad ao lado de sua equipe econômica
Após derrubada de veto, Haddad propõe reoneração gradual da folha
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Haddad x Flávio Bolsonaro


Na quarta-feira (15/1), Haddad deu a seguinte declaração: “Não podemos colocar a perder os instrumentos que o Estado tem de combater o crime. As rachadinhas do senador Flávio foram combatidas porque a autoridade identificou uma movimentação absurda nas contas do Flávio Bolsonaro. Agora o Flávio Bolsonaro está reclamando da Receita? Ele não pode reclamar da Receita, ele foi pego pela Receita”.


Em seguida, o ministro defendeu o trabalho do Fisco e disse que o governo precisa de “instrumentos” para combater o crime organizado.


Em resposta, Flávio Bolsonaro ajuizou uma ação de indenização por danos morais contra Haddad. Ele pede que o titular da Fazenda seja condenado a pagar indenização por danos morais no valor de 40 salários mínimos, além do pagamento das custas processuais, o que dá um valor à causa de R$ 60.720,00. O processo tramita no 1º Juizado Especial Cível de Brasília.






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Confira o review do game Dynasty Warriors: Origins

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Dynasty Warriors: Origins é o mais recente título da renomada série de Musou, desenvolvida pela Omega Force e publicada pela Koei Tecmo, que busca revitalizar a franquia com novas abordagens na narrativa e na jogabilidade.



O enredo de Dynasty Warriors: Origins adota uma abordagem mais narrativa, buscando equilibrar a fidelidade histórica com elementos fictícios. Diferente dos jogos anteriores, que tratavam muitas vezes os eventos históricos como pano de fundo para batalhas gigantescas, este título aprofunda a perspectiva individual de seu protagonista, o “Andarilho”.


Veja a reportagem completa no Portal do Nerd, parceiro do Metrópoles.






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Imposto zero para alimentos da cesta básica vai aliviar bolso dos mais pobres

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Notícia boa para o bolso dos brasileiros. O  presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei Complementar (PLC nº 68/2024) que regulamenta a Reforma Tributária. A medida representa um importante passo no combate à fome e à insegurança alimentar com a isenção total de impostos sobre os alimentos da cesta básica. A legislação entra em vigor a partir de 2027 e beneficiará diretamente a população de baixa renda, que destina grande parte do orçamento doméstico para a compra de alimentos.


A nova lei zera os impostos de itens essenciais como arroz, feijão, carnes, farinha de mandioca, farinha de trigo, açúcar, macarrão, pão comum, leite e diversos tipos de queijo. Além desses, também foram incluídos na lista: café, óleo de babaçu, frutas, legumes, verduras e ovos. Na prática, a medida significa que esses produtos ficarão mais baratos, aliviando o orçamento das famílias mais pobres, uma das prioridades do Governo Federal.


O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou o impacto positivo da medida na renda dessas pessoas.




“O MDS comemora a isenção de impostos para produtos da cesta básica, incluindo proteínas como carnes. Isso garante a segurança alimentar dos brasileiros, principalmente dos mais pobres, e ajuda a reduzir a desigualdade”, disse Wellington Dias.




Embora a lei já tenha sido sancionada, os efeitos práticos da isenção de impostos só serão sentidos pela população a partir de 2027. De acordo com o presidente Lula, esse período é necessário para que o governo, as empresas e a sociedade se adaptem à nova regulamentação tributária.


Para a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, a medida evidencia a importância de políticas públicas que fomentam a promoção e o acesso a alimentos de qualidade.


“A reforma tributária coroa um processo de conscientização da população brasileira sobre a importância de uma alimentação saudável. Para alcançarmos esse objetivo, é fundamental o Governo Federal, Congresso e sociedade civil caminharem juntos na promoção de políticas públicas que incentivem e facilitem o acesso a alimentos saudáveis”, explicou Rahal.



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Foto: Lyon Santos/ MDS


Agricultura familiar


A Reforma Tributária também contempla o meio rural com medidas que incentivam a produção e o desenvolvimento econômico. Biofertilizantes, bioinsumos, sementes e diversos serviços para produtores rurais estarão livres de impostos.


Agricultores familiares foram isentos do IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços) e da CBS (Contribuição Sobre Bens e Serviços), tornando-os não contribuintes. Negócios rurais, como cooperativas e associações, com faturamento anual inferior a R$ 3,6 milhões, também serão dispensados do IVA.


Cashback para os mais pobres


Para combater a desigualdade social, a Reforma Tributária prevê o cashback, um sistema de devolução de impostos sobre itens essenciais, como o gás de cozinha. Essa medida beneficiará 94 milhões de pessoas e 41 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único, proporcionando um alívio no orçamento familiar.


“O cashback aprovado na Reforma é dinheiro no bolso de 94 milhões de pessoas e 41 milhões de famílias do Cadastro Único. Ao pagar impostos sobre gás, combustível e outros produtos, o consumidor receberá um valor de volta, definido pelo governo”, explicou Wellington Dias.


Alimentos com imposto zero


A lista de produtos que compõem a nova Cesta Básica de Alimentos com zero imposto é extensa e contempla itens fundamentais para a alimentação diária. Entre eles, estão:


• Cereais, leguminosas, raízes e tubérculos
Arroz, feijões (carioca, preto, branco, vermelho), farinha de mandioca e tapioca, farinhas, grumos e sêmolas de milho, farinha de trigo, macarrão (versão minimamente processada), aveia (farinhas e grãos).


• Laticínios
Leite integral, desnatado e semidesnatado fluido e concentrado, manteiga, margarina, queijos (muçarela, minas, prato, coalho, ricota, requeijão, provolone, parmesão, fresco e do reino).


• Carnes e ovos
Ovos, carnes bovinas, suínas, ovina, caprina, de aves e peixes.


• Outros
Café, óleo de babaçu, pão de sal, sal, erva-mate e hortifruti.


 






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Laboratório do Hetrin recebe selo de excelência pelo 4º ano consecutivo

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Governador em exercício visita obras do Hospital Estadual de Trindade

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), unidade do Governo de Goiás, celebrou mais uma conquista. Pelo quarto ano consecutivo, recebeu o selo de excelência no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.


Esse reconhecimento é concedido apenas aos laboratórios que demonstram uma performance diferenciada em controle de qualidade, assegurando confiabilidade e precisão nos laudos emitidos.


Com foco em eficiência, segurança e agilidade no atendimento, o laboratório realizou 187.802 exames ao longo do ano de 2024, reforçando o compromisso do Hetrin em oferecer diagnósticos precisos e eficientes para a população.


O certificado de excelência refere-se ao desempenho constante durante o ano e abrange exames laboratoriais realizados periodicamente em diversas áreas, fundamentais para a avaliação clínica dos pacientes e definição de tratamentos.


Para a coordenadora do laboratório, Jennifer Fernandes, o reconhecimento reflete o esforço contínuo da equipe.


“Celebrar o quarto ano consecutivo de reconhecimento pela Placa de Excelência do PNCQ é uma grande satisfação para o laboratório. Essa conquista demonstra o comprometimento da nossa equipe e os investimos em novos equipamentos e tecnologias para assegurar diagnósticos precisos e serviços de alta qualidade”, pontuou.



Equipe comemora reconhecimento nacional por excelência, reafirmando o compromisso com a segurança no atendimento (Foto: Débora Alves)


Experiência do paciente no Hetrin


A satisfação dos pacientes reforça o impacto positivo desse trabalho. A moradora de Goiânia, Karoliny Sales, expressou gratidão pelo cuidado recebido.



“Precisei realizar exames laboratoriais e fiquei impressionada com o atendimento das colaboradoras. A atenção, delicadeza e cuidado demonstrados me deixaram muito satisfeita. Parabenizo a equipe pelo excelente serviço prestado”, agradeceu.



A conquista pelo quarto ano consecutivo reafirma o papel do Laboratório de Análises Clínicas do Hetrin como um pilar essencial na prestação de serviços de saúde de excelência, consolidando sua importância para a comunidade de Trindade e região.


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Complexo Penitenciário da Papuda recebe sete novos abrigos de ônibus

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Os passageiros que precisam se deslocar para o Complexo Penitenciário da Papuda, na região administrativa do Jardim Botânico, passarão a contar com sete novos abrigos de ônibus de concreto do Tipo C (tradicional). A pedido da administração da penitenciária, a  Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) está instalando as estruturas em quatro locais diferentes, sendo três abrigos duplos e um simples, para proporcionar mais conforto aos usuários.



Obras dos novos abrigos de ônibus começaram no dia 16 | Foto: Divulgação/Semob-DF




“A instalação desses abrigos nos pontos de ônibus no Complexo Penitenciário da Papuda representa um avanço significativo na busca por mais dignidade e conforto para as famílias dos custodiados”


Alex Fernandes, chefe de gabinete da Seape-DF



As obras estão sendo feitas desde o dia 16, com os módulos já instalados, informa o o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.  “A previsão é que os novos abrigos fiquem prontos até o final desta semana”, afirma Gonçalves. Atualmente, o Complexo da Papuda é atendido pela linha 0.111, operada pela Viação Pioneira, com viagens todos os dias da semana a partir da Rodoviária do Plano Piloto.


“A instalação desses abrigos nos pontos de ônibus no Complexo Penitenciário da Papuda representa um avanço significativo na busca por mais dignidade e conforto para as famílias dos custodiados”, avalia Alex Fernandes, chefe de gabinete da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF). “Além disso, essas melhorias, somadas a outras ações internas voltadas aos visitantes, reforçam o compromisso com a humanização do serviço público e contribuem para o processo de ressocialização dos internos, promovendo um impacto positivo para toda a comunidade envolvida.”


Investimentos


Em 2024, a Semob construiu 285 abrigos de ônibus do tipo C (175 para implantação e outros em 110 substituições) e 130 reduzidos. Foram beneficiadas as regiões administrativas de Planaltina, Arapoanga, Gama, Samambaia, Paranoá, Itapoã, Santa Maria, Recanto das Emas, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal, Taguatinga, Riacho Fundo II, Sol Nascente, Ceilândia, Jardim Botânico e SIA. A pasta possui contratos vigentes com previsão de implantar 800 abrigos neste ano.


Estão sendo investidos mais de R$ 66 milhões para construir paradas em todo o DF desde o ano passado. Desse total, R$ 10,3 milhões são aplicados em 850 unidades do tipo reduzido, enquanto outros R$ 56 milhões se destinam a duas mil unidades do tipo C.


No total, o DF tem 6.429 pontos de parada, dos quais 5.283 possuem abrigos. O espaçamento ideal entre as paradas é de 250 metros em vias urbanas e de 500 metros em rodovias ou estradas. “Além desses novos abrigos da Papuda, também estamos fazendo novas paradas no Riacho Fundo II, e o Recanto das Emas e Santa Maria serão as próximas cidades contempladas”, anuncia Zeno Gonçalves.


*Com informações da Semob-DF






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