- PUBLICIDADE -

‘Outubro Criativo’ celebra Brasília como capital do design – Agência Brasília

Mais Lidas

A capacidade única do ser humano de transformar o mundo ao seu redor é a grande homenageada do Outubro Criativo, conjunto de ações promovidas pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) para comemorar o Dia das Crianças. A iniciativa celebra também os três anos do título de Brasília como cidade criativa do design da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), além de discutir a economia criativa e a efervescente arte de rua da capital federal.

A criatividade é o ponto de partida de todas as ações previstas no Outubro Criativo, como explica a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Nosso objetivo é mostrar Brasília como esta cidade jovem que nunca envelhece, que tem uma capacidade de sempre despertar curiosidade, que atrai as mentes mais destemidas e é polo de criatividade no mundo”, descreve Vanessa.

“Quando se fala de economia criativa se fala de quase 4% do PIB e do mercado de trabalho do DF antes da pandemia. Precisamos debater o setor e colocar essa vocação na vitrine da nossa cidade”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

A infância, período marcado pela imaginação mais pura, será destacada com o lançamento, no dia 10 de outubro, da Rota da Diversão, primeira rota para turismo infantil do DF. A ação promete despertar em todos a criança interior e a nostalgia dos brasilienses que cresceram em meio aos brinquedos da Nicolândia, do Parque da Cidade, e de vários outros pontos marcantes do nosso Quadradinho.

A criançada terá um presente especial no miniguia da rota, que será todo ilustrado com desenhos do artista plástico Ralfe Braga, para que as crianças possam passar para o papel a forma única como elas enxergam as obras. O livro poderá ser baixado no site da Setur-DF e também ficará disponibilizado nos centros de atendimento ao turista (CATs).

As ações também passarão pelas formas de expressão que transformam e ocupam os espaços urbanos e ditam a chamada economia criativa. Neste mês, a capital federal completa três anos como cidade criativa do design da Unesco, título que reconhece a vocação da cidade como polo de criação e desenvolvimento da economia ligada a artes, arquitetura, design, inovação e inteligência criativa.

“Nada mais criativo e inovador do que Brasília, cidade criada do zero, a partir de mentes tão brilhantes, que tem arte, design e arquitetura em seu DNA. Quando se fala de economia criativa se fala de quase 4% do PIB [Produto Interno Bruto] e do mercado de trabalho do DF antes da pandemia. Precisamos debater o setor e colocar essa vocação na vitrine da nossa cidade”, acrescenta Vanessa Mendonça.

Esses debates terão espaço dentro do Prosa Criativa, em que Vanessa Mendonça receberá grandes nomes do setor em três lives para debater temas ligados à economia criativa, turismo alternativo, moda e arte, além influência de diversos setores no segmento turístico. As transmissões serão feitas nos dias 15, 22 e 29 de outubro.

No dia 19, é a vez da arte urbana ganhar espaço no DF com o lançamento da Rota do Grafite, que vai apresentar os elementos mais criativos mapeados em todo o Distrito Federal que servem de referência para o grafite nacional. Além disso, a Setur-DF apresentará uma série de vídeos no melhor estilo “faça você mesmo”, com mestres artesãos de Brasília ensinando a preparar peças, apresentando técnicas de artesanato e falando sobre empreendedorismo.

O Outubro Criativo será encerrado com uma mostra organizada em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que apresentará as faces do design da nossa capital, com a participação de designers, artistas e arquitetos brasilienses em ambiente virtual e com ações híbridas, em espaços criativos de Brasília.

PROGRAMAÇÃO

8/10

Abertura

Live com Sérgio Ferreira – diretor de Empreendedorismo Cultural da Secretaria Especial da Cultura + Aciole Félix – presidente da Associação dos Designers de Produto do Distrito Federal.

10/10

Lançamento da Rota da Diversão – primeira rota para turismo infantil, com ilustrações de pontos turísticos de Brasília para colorir, disponíveis para download na internet e também para retirar no centros de atendimento ao turista (CATs) de todo o Distrito Federal. Pontos da rota: Planetário, Parque da Cidade, Jardim Botânico, Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), Espaço Lúcio Costa e Parque Olhos d‘Água, entre outros.

15/10

“Faça Você Mesmo” do Artesanato – vídeos de mestres artesãos ensinando a preparar peças e desenvolver técnicas de artesanato e empreendedorismo.

“Prosa Criativa” com Darlan Rosa – o design das formas + Ralfe Braga – o design das cores da capital + Patrícia Madeira – o design das jóias inspiradas pelo Planalto.

19/10

Lançamento da Rota do Grafite na Galeria dos Estados – com pontos de todo o Distrito Federal que são referência para o grafite nacional.

22/10

“Prosa Criativa” com Cris Malheiros – curadoria de produtos afetivos + Gabriela Bilá – por uma Brasília afetiva + Daniel Moreira ou Enozor Junior – o design na moda inspirada em Brasília.

27/10

Mostra das faces do design da nossa capital – com a participação de designers, artistas e arquitetos brasilienses em ambiente virtual e com ações híbridas, que ocorrerão em espaços criativos de Brasília, em cooperação com a UFRJ.

29/10

“Prosa Criativa” com Miguel Galvão – espaços criativos de Brasília + Sandro Biondo – espaços alternativos de Brasília + Pedro Sangeon – Gurulino e os espaços urbanos de Brasília.

 

* Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Agência Brasilia

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Cadastro de flanelinhas começa na próxima segunda (26) – Agência Brasília

O cadastro, além de dizer quem são, quantos são e onde estão os flanelinhas, também vai ajudar o governo a ofertar cursos de...

Propaganda regulamentada nas escolas do DF – Agência Brasília

Decreto regulamenta a Lei Distrital 5.879, que já proibia toda forma de publicidade e propaganda na educação básica | Foto: Joel Rodrigues /...

Terracap apresenta o terreno da nova unidade da Fazenda Esperança – Agência Brasília

O Frei Rogério Soares disse que em menos de dois anos a nova unidade da Fazenda Esperança estará construída e acolherá até 100...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

%d blogueiros gostam disto: