Nesta quarta-feira (21/9), o GDF determinou aos órgãos públicos uma redução de 10% no consumo de água no DF. Haverá punições caso a meta não seja cumprida, segundo o chefe da Casa Civil do DF, Sérgio Sampaio. A Agência Reguladora de Águas (Adasa) divulgou uma resolução para conter a crise hídrica.

Entre as medidas, a restrição do uso de água dos córregos que abastecem Brazlândia, Jardim Botânico, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho. A regra permite ainda que a Companhia de Saneamento Ambiental o DF (Caesb) faça um rodízio semanal no fornecimento de água nessas regiões — o corte deve ser avisado com um dia de antecedência e a interrupção do abastecimento não passará de 24 horas.

Unidades de saúde e o Complexo Penitenciário da Papuda serão abastecidos por caminhões-pipa. Escolas seguirão o mesmo regime das residências. Além disso, a vazão concedida aos usuários do Canal Santos Dumont, que abastece a área rural de Planaltina, será reduzida em 50%.

Regras

O diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, disse que o governo apenas oficializou o que já vem acontecendo nas últimas semanas. “A situação é a mesma. O objetivo agora é discipliná-la, já que a maior reclamação das pessoas tem sido a surpresa no corte de água. Agora, elas serão avisadas com mais antecedência”, explicou.

Nos órgãos púbicos a lavagem de ruas, calçadas, fachadas, pátios, garagens e veículos só está permitida a cada 20 dias. A irrigação dos jardins da cidade ficou com tempo reduzido. Agora é de 9h às 16h. As determinações estão no Decreto nº 37.644. A Caesb terá que publicar mensalmente boletim com o consumo individualizado dos órgãos e entidades do governo. Segundo Sérgio Sampaio, a medida é para dar mais transparência no cumprimento das regras.

Serviço

Racionamento

Veja onde vai ter corte de água nesta quinta-feira (22/9)

São Sebastião

Endereços: Vila Nova e Bairro Residencial do Bosque – Fechamento: quinta (22/09), às 09h – Abertura: sexta (23/09), às 08h. Bairro Bom Sucesso (Cj 10, 11 e 12), Setor Residencial Oeste (201, 203 a 206; 301, 303 e 304), Bairro Centro (ruas 57, 58 e 59) – Fechamento: quinta (22/09), às 10h – Abertura: sexta (23/09), às 10h.

Jardim Botânico

Endereços: ESAF, Solar de Brasília (Qd 03), Condomínio Jardim Botânico I ao IV, Quintas das Alvoradas, Quintas Interlagos, Quintas do Sol, Jardins do Lago, Bela Vista, San Diego, Mirante das Paineiras e Village Ecológico – Fechamento: quinta (22/09), às 09h – Abertura: quinta (22/09), às 21h.

Planaltina

Endereços: Condomínio Mestre D´Armas, Cond. Mansões Itiquira, Cond. Estância, Setor Habitacional Mestre D´Armas – Fechamento: quinta (22/09), às 09h – Abertura: sexta (23/09), às 08h.

Sobradinho

Endereços: Sobradinho (Qds 1, 2, 13, 15, 17, Vila DNOCs)

Fechamento: quinta (22/09), às 10h – Abertura: sexta (23/09), às 08h.

Fonte: Caesb

Comentários

Atenção! Os comentários do Jornal Fogo Cruzado DF são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios podem ser denunciados por outros usuários, acarretando até mesmo a perda da conta do Facebook.
COMPARTIHAR