Eles atearam fogo em pneus e madeiras para bloquear dois sentidos da via.

Assentamento 26 de Setembro foi alvo de operação da Agefis nesta quarta.
]Moradores do Assentamento 26 de Setembro, localizada entre Brazlândia e Taguatinga, no Distrito Federal, bloquearam com pneus e madeiras queimados a DF-001 no início da tarde desta quarta-feira (24). O bloqueio foi realizado em protesto contra uma derrubada realizada pela Agefis na região. O Corpo de Bombeiros e o BPChoque foram acionados. A pista foi liberada por volta das 12h40.


Segundo a Polícia Militar, cerca de 50 pessoas participaram do ato. Eles fecharam os dois sentidos da via. Por volta das 11h40, o grupo permitiu que a corporação desobstruísse a via e retirasse os pneus. Não houve confronto.
As 12h, o trânsito no local tinha cerca de dois quilômetros de congestionamento no sentido Brazlândia, e os bombeiros trabalhavam para apagar as chamas.
Exaltados, moradores reclamavam da operação. “Não achamos certo a forma como está sendo feita”, disse Jean Carlos de Oliveira, que vive há três anos no local. “Ninguém foi notificado. Eles pegam as coisas das pessoas e levam embora, sem sequer identificar quem é o dono. Existem sim pessoas que agem de maneira errada e fazem grilagem de terra. Mas a maioria das pessoas é trabalhadora.”
Segundo a Agefis, a ocupação é recente e está localizada em uma área que tem “relevante interesse ambiental”. A operação está sendo feita em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda. O órgão informou que a desocupação é imediata e não necessita de notificação prévia.
A previsão é que dez barracos sejam derrubados nesta quarta. Até as 12h, quatro edificações haviam sido derrubadas, além de uma fossa séptica, quatro bases, duas edificações de madeira e duas cisternas.
“Não somos assentados, somos trabalhadores”, disse o morador Lous Evelyn. “Somos 7,2 mil pessoas e bebemos água do poço, nossa luz é gambiarra, precisamos caminhar entre 2 a 3 km para pegar o ônibus, e pagar pelo guincho quando o ônibus atola em buracos. As roupas brancas das crianças ficam marrons com a terra.”Máquinas derrubam barracos de área invadida próximo a Vicente Pires (Foto: Agefis/Divulgação)Máquinas derrubam barracos de área invadida próximo a Vicente Pires (Foto: Agefis/Divulgação)

Comentários

Atenção! Os comentários do Jornal Fogo Cruzado DF são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios podem ser denunciados por outros usuários, acarretando até mesmo a perda da conta do Facebook.
COMPARTIHAR