Apresentado em junho do ano passado como grande aposta de renovação da Fiat, o Grande Panda finalmente caminha para chegar às lojas na Itália. Após meses de espera, a marca confirma que as primeiras unidades serão enviadas para as concessionárias em março e que, a partir de agora, consumidores interessados já podem reservar o modelo. A oferta contempla neste primeiro momento tanto a variante híbrida quanto a versão totalmente elétrica.
Começando pelo Grande Panda Hybrid, a Fiat anuncia três diferentes configurações de acabamento: Pop, Icon e La Prima. O primeiro, de apelo básico, oferece rodas de aço de 16″, faróis halógenos, ar-condicionado manual, painel digital em tela de 10″, vidros dianteiros elétricos, freio de mão elétrico, suporte para smartphone e sensor de estacionamento traseiro. Custa a partir de 18.900 euros, algo como R$ 116.000 em conversão direta.
Logo acima, a versão Icon acrescenta rodas de aço de 16″ com calotas, faróis Pixel LED dianteiros, lanternas em LED, maçanetas pretas, além do rádio touchscreen em tela de 10,25″, vidros elétricos nos bancos traseiros, banco traseiro rebatível e retrovisores com ajuste elétrico. Neste caso, o preço sobe para 20.400 euros (R$ 125.000). Por um custo extra, é possível adicionar ar-condicionado automático, sensores dianteiros, câmera de ré, rodas de liga-leve, rack de teto e navegação.
Por fim, a versão topo de linha híbrida chama-se La Prima e oferece rodas de liga-leve de 17″, barras de teto, vidros fumê, ar-condicionado automática, bancos em tecido premium, navegador integrado, carregamento sem fio de smartphones, sensores de chuva e sensores de estacionamento dianteiros, bem como tomada USB-C traseira dupla. Custa 22.900 euros (R$ 140.600) e oferece por fora o “pack inverno” com bancos dianteiros, volante e pára-brisas aquecidos.
Foto de: Fiat
Em todas as versões, o Grande Panda Hybrid tem conjunto mecânico formado por motor 1.2 de três cilindros a gasolina com 100 cv de potência e bateria de íons de lítio de 0,9 kWh e 48 volts associada. A bateria alimenta o motor elétrico de 21 kW (aproximadamente 28,5 cv) integrado ao câmbio automatizado eDCT de dupla embreagem. O sistema é do tipo híbrido-leve e ajuda a reduzir emissões em situações de baixa velocidade.
Grand Panda Elétrico
No caso da variante elétrica, o conjunto inclui motor de 83 kW (113 cv) alimentado por bateria de 44 kWh que permite atingir 132 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos. A autonomia divulgada, dentro do ciclo WLTP, é de 320 km. O carregamento em corrente alternada com até 7 kW de potência é realizado em 4 horas e 20 minutos. Já em corrente contínua de 100 kW, o sistema garante uma carga completa em 27 minutos.
Foto de: Fiat
Novo Fiat Grande Panda RED
O Grande Panda Elettrica, como chama a Fiat na Itália, está disponível em apenas duas versões. A básica RED conta com rodas de 16″ em aço pintadas em branco, logotipo RED no pilar central, faróis EcoLED, retrovisores pretos com ajuste elétrico e piscas em LED, spoiler traseiro, puxadores pretos, painel revestido em tecido “Style”, ar-condicionado manual, tela sensível ao toque de 10,25” com espelhamento sem fio, vidros elétricos e mais. Custa 24.900 euros (R$ 152.900).
Já a topo de linha elétrica é a La Prima, que custa 27.900 euros (R$ 171.300) e tem os mesmos equipamentos da correspondente híbrida.
Foto de: Fiat
Fiat Grande Panda La Prima
Novo Panda no Brasil?
O Panda nunca foi vendido oficialmente no Brasil, mas sempre guardou semelhança técnica e estética com um dos principais produtos nacionais da Fiat: o Uno. Agora, com a nova geração, tudo indica que a similaridade poderá ser transferida para o Argo. Em 2023, a Fiat declarou que deverá unificar as linhas da Europa e do Brasil como forma de melhorar os índices de rentabilidade e acabar com o atual regionalismo.
Nas palavras do CEO Olivier François, “não há como a Fiat se tornar regularmente lucrativa se não fundirmos nossas linhas europeias e sul-americana”. Diante disso, fica a possibilidade de que o Panda vire opção para o nosso mercado como inspiração para o sucessor do Argo, a exemplo do que aconteceu em 2010 com o Uno.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/novo-fiat-panda-possivel-sucessor-do-argo-tem-precos-divulgados/?fsp_sid=86314
0 #type=(blogger):
Postar um comentário