Produto considerado estratégico dentro dos planos globais de crescimento da Jeep, o Compass já está com investimento assegurado para continuar sendo produzido na Itália na próxima geração. Por lá, a Stellantis fez as pazes com o governo e acaba de anunciar que investirá cerca de US$ 2,1 bilhões nas operações locais só no ano que vem. O montante custeará a produção do Compass 2026 e de mais 3 novidades da Alfa Romeo.
No caso dos Alfa, o investimento será destinado especialmente para a fábrica de Cassino (ITA). Por lá, serão produzidos a próxima geração do SUV Stelvio e o misterioso sucessor do sedã Giulia. Ambos serão oferecido dentro do conceito “multi-energia” e estarão disponíveis tanto em variantes elétricas quanto em versões híbridas. Além disso, a planta abrigará a montagem de um inédito modelo topo de gama de grande porte. Rumores apontam para um SUV de performance, aos moldes do Porsche Cayenne.
Foto de: Jeff Perez / Motor1
Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 2024
Voltando ao Compass, a nova geração seguirá com produção concentrada na fábrica de Melfi (ITA). Totalmente reformulado, o modelo evoluirá para a base STLA Medium usada pelos mais recentes lançamentos da Stellantis e deixará de lado a plataforma Small Wide 4×4, usada pela atual geração produzida em Goiana (GO). A nova arquitetura é recém-desenvolvida e acabou de estrear nas novas gerações de Peugeot 3008 e Opel Grandland. Oferece suporte para diferentes tipos de motorização, podendo acomodar trens de força tradicionais, híbridos e até totalmente elétricos.
Embora a Jeep ainda mantenha segredo sobre detalhes como porte e medidas, a própria STLA Medium dá pistas nesse sentido. De natureza modular, a arquitetura acomoda veículos com comprimentos que podem variar entre 4,3 e 4,9 metros, além de entre-eixos de 2,7 a 2,9 metros. Para efeito de comparação, o Compass atual mede 4,40 metros e possui 2,63 m de entre-eixos. Dessa forma, a nova geração será maior – como mostra o teaser – e ofertará ainda mais espaço para passageiros e bagagem.
A produção italiana do Compass 2026 será iniciada no ano que vem, com chegada às lojas logo na sequência. A planta de Melfi abastecerá principalmente a Europa, além de mercados do Oriente Médio e Oceania. Mundo afora, o modelo de nova geração também será produzido em Toluca, no México, e na fábrica de Goiana, no Brasil. Resta saber se a Stellantis seguirá com a operação fabril de Ranjangaon, na Índia, já que por lá o desempenho comercial da Jeep tem ficado abaixo do esperado.
O Compass atualmente é o produto mais global do portfólio da Jeep e está à venda em mais de 100 países. O Brasil foi o segundo maior mercado do modelo em 2023, atrás apenas dos Estados Unidos. Por aqui, a chegada da nova geração fará parte de novo ciclo de investimentos da Stellantis, que prevê R$ 30 bilhões e 40 novidades até 2030.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/stellantis-confirma-us-21-bilhoes-para-producao/?fsp_sid=24426
0 #type=(blogger):
Postar um comentário