Por: Jornalista Kelven Andrade
Após 27 anos de abandono, a emblemática Piscina com Ondas do Parque da Cidade ganhará vida nova. A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, assinou, na última sexta-feira (1º), a ordem de serviço para a execução das obras de reforma e ampliação, com um investimento de R$ 18,2 milhões.
A reforma inclui a criação de um moderno complexo aquático, que contará com um rio lento, piscina infantil e outras atrações, voltadas para todas as faixas etárias. Segundo Celina, o objetivo é ampliar o uso do espaço, valorizando tanto a nostalgia do local quanto sua acessibilidade.
“Não se trata apenas de uma reforma; nós ampliamos todo o empreendimento. Quem teve a oportunidade de conhecer aqui já tem uma memória afetiva dessa piscina com ondas, mas ela não era muito apropriada para crianças pequenas. Então, nesse projeto, pensamos também nesse público infantil e nas pessoas idosas. É um complexo aquático e esportivo para atender todas as idades”,
explicou a vice-governadora. Parte dos recursos para a obra foi assegurada ainda na época em que Celina era deputada federal, por meio de emenda parlamentar.
A reforma será realizada pela Engemil – Engenharia, Empreendimentos, Manutenção e Instalações Ltda, e vai incluir a recuperação e ampliação do espaço, instalação de novos brinquedos aquáticos, realização de testes e pré-operações. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) está à frente do projeto, e Fernando Leite, presidente da empresa, destacou que, além da revitalização da famosa piscina com ondas, o novo espaço contará com uma piscina de ondas atualizada, capaz de criar ondas para a prática de surf, mantendo a tradição mas com infraestrutura moderna.
Um ponto de encontro histórico retorna ao cenário brasiliense:
Inaugurada em 1978, a Piscina com Ondas foi a primeira do tipo em toda a América Latina, tornando-se um dos mais importantes pontos de lazer para os brasilienses durante quase duas décadas. Com ondas de até 1 metro de altura, chegou a atrair 10 mil pessoas aos finais de semana, especialmente nos períodos de seca, oferecendo um refúgio refrescante e democrático à população. O local foi palco também de importantes momentos culturais, incluindo apresentações de artistas como Cássia Eller e Zélia Duncan, e serviu de cenário para videoclipes, como o famoso “Tempestade”, da banda Maskavo Roots, que marcou a história da música brasiliense nos anos 1990.
Com as novas obras, a Piscina com Ondas do Parque da Cidade se prepara para voltar a ser um marco do lazer e da cultura em Brasília, atraindo tanto novos visitantes quanto aqueles que guardam boas lembranças de um espaço que foi, por décadas, um símbolo de convivência e diversão na capital.
SAIBA MAIS:
0 #type=(blogger):
Postar um comentário