No dia 29 de outubro, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, realiza o seminário online Acessibilidade Cultural – Políticas, Tecnologia, Ambientes e Práticas Inclusivas. O evento, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da @bdbcultural no YouTube, reune especialistas renomados para debater políticas públicas de acessibilidade, o uso de tecnologias assistivas e as melhores práticas para tornar os ambientes culturais inclusivos para pessoas com deficiência.
Com início às 9 horas, o Seminário aprofunda discussões e promove a troca de experiências entre gestores, educadores e profissionais da área cultural. “Um seminário sobre acessibilidade cultural é essencial para promover a inclusão, assegurando que todas as pessoas possam desfrutar plenamente das diversas manifestações artísticas e culturais. Esse tipo de ação também impulsiona o desenvolvimento de políticas e práticas para eliminar barreiras”, ressalta a diretora-presidente do Instituto Incluir, Carina Alves.
Ao longo do dia, quatro painéis com especialistas discutem temas como políticas públicas, tecnologias assistivas e práticas de acessibilidade. O professor Allan Damasceno abre o evento com uma discussão sobre a formação em acessibilidade cultural, abordando o papel das políticas públicas e a necessidade de capacitação contínua para profissionais do setor. Em seguida, o professor Eduardo Cardoso apresenta exemplos práticos do uso de tecnologia assistiva, como audiodescrição e plataformas digitais, para promover o acesso à cultura.
Na parte da tarde, a professora Viviane Sarraf destaca os avanços e desafios das políticas públicas de inclusão no setor cultural. O encerramento dos painéis é conduzido pela Educadora de Projetos do Programa Acessibilidade, Diversidade e Inclusão no MAR, Rita Valentim, e a bibliotecária e Curadora de Projetos Literários Nara Campos, abordando práticas de acessibilidade em ambientes culturais, e apresentando exemplos de adaptações para espetáculos e exposições.
A mediação cabe à doutora em Educação, Mônica Pereira, coordenadora pedagógica do Instituto Incluir. O Seminário é gratuito e voltado para gestores culturais, educadores, profissionais de museus, bibliotecas, estudantes e interessados no tema da acessibilidade. “Pensar na cultura como um bem comum é saber que se só alguns usufruírem da cultura, a cultura falha como projeto humano. A cultura é um projeto de todos os humanos”, reforça o curador da Biblioteca Demonstrativa e escritor português, David Rodrigues.
Para participar, basta se inscrever no link aqui. Os interessados têm até às 18h do dia 28 de outubro. O Seminário emite certificado de participação mediante o preenchimento da lista de presença disponibilizada no chat do evento.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. A missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, busca sempre estar na vanguarda. Além disso, a BDB desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Programação completa do Seminário:
09h00 – 09h20: Abertura e boas-vindas
Apresentação dos participantes e introdução ao seminário.
09h20 – 10h20: Painel 1 – Formação em Acessibilidade Cultural
Palestrante: Allan Damasceno
Discussão sobre o papel das políticas públicas na inclusão cultural e a importância da formação continuada para gestores e profissionais culturais.
10h20 – 10h30: Perguntas e respostas
10h30 – 11h40: Painel 2 – Acessibilidade Cultural e Tecnologia Assistiva
Palestrante: Eduardo Cardoso
Apresentação de inovações tecnológicas, como audiodescrição, legendagem e plataformas interativas, para ampliar o acesso à cultura.
11h40 – 12h00: Sessão de perguntas e debate coletivo
12h00 – 14h00: Intervalo para almoço
14h00 – 15h30: Painel 3 – Políticas Públicas de Acessibilidade Cultural
Palestrante: Viviane Sarraf
Análise dos avanços e desafios das políticas públicas para acessibilidade no setor cultural.
15h30 – 15h40: Perguntas e respostas
15h40 – 16h40: Painel 4 – Práticas de Acessibilidade em Ambientes Culturais
Palestrantes: Rita Valentim e Nara Campos
Apresentação de projetos e atividades culturais acessíveis, destacando adaptações em oficinas, espetáculos e exposições.
16h40 – 16h50: Perguntas e respostas
16h50 – 17h00: Considerações finais dos palestrantes
17h00: Encerramento
(function()
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
());
0 #type=(blogger):
Postar um comentário