Deputado Iolando Almeida celebra 5 anos da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência no DF

 on  with No comments 


Por: Jornalista Edvaldo Campos

Nesta semana, o deputado distrital Iolando Almeida, autor da criação da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência no Distrito Federal, destacou a importância dessa conquista ao comemorar o quinto aniversário da pasta, criada pela Lei 6.372 de 2019.

Durante seu discurso, Iolando ressaltou o papel fundamental da Secretaria para garantir direitos e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, como o acesso gratuito ao transporte público e serviços essenciais de mobilidade, como o programa “DF Acessível”, que oferece vans adaptadas para aqueles que enfrentam dificuldades em utilizar ônibus. "Pessoas com deficiências severas, que às vezes precisam se deslocar para consultas médicas ou exames, contam com o apoio dessa iniciativa", afirmou o deputado.


O parlamentar também destacou que a Secretaria é a única responsável pelo cadastro das pessoas com deficiência no sistema do governo federal, facilitando a obtenção de benefícios, como a isenção de impostos (IPVA e ICMS) na compra de veículos adaptados, além de um núcleo de inclusão profissional, que conecta essas pessoas ao mercado de trabalho por meio de convênios com empresas.

Entre as iniciativas que reforçam a atuação da pasta, o deputado mencionou a parceria com a Secretaria de Saúde, que já resultou na entrega de mais de 3.000 cadeiras de rodas gratuitas para os cidadãos com deficiência. Em casos de necessidades mais complexas, como o uso de cadeiras motorizadas, o benefício também é garantido sem custos, após o cadastro único que identifica e monitora as necessidades individuais.

Outro ponto de destaque é a recente parceria firmada durante a Paralimpíada em Paris, onde Iolando representou a Câmara Legislativa do DF. A iniciativa visa melhorar a comunicação entre as forças de segurança pública — Polícia Militar e Corpo de Bombeiros — e as pessoas com deficiência, utilizando um sistema de QR Code, que permite a interação com deficientes auditivos, mesmo sem o conhecimento de Libras.

Com emoção, Iolando Almeida finalizou sua fala, orgulhoso dos avanços alcançados: “Essa Secretaria é uma guerreira que há 5 anos luta para que todos os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados. Temos orgulho de estar ao lado desse governo na criação e fortalecimento dessa importante estrutura”.

A celebração marcou não apenas um marco no tempo, mas também a reafirmação do compromisso com a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência no Distrito Federal.


Share:

0 #type=(blogger):

Postar um comentário