Com o período de estiagem que antecede o retorno das chuvas, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem intensificado ações de limpeza e desobstrução das bocas de lobo e galerias para captação de águas pluviais em toda a capital. Uma das regiões administrativas (RAs) que recebeu o serviço recentemente foi Arniqueira, onde mais de 410 kg de lixos e resíduos foram removidos do interior das redes.
Os trabalhos foram executados por equipes do GDF Presente em parceria com a administração regional da cidade e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). Ao todo, 270 bocas de lobo receberam ações de limpeza e a expectativa é de higienizar mais 80 bueiros até o fim do mês.
Para a administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino, a medida ajuda a mitigar os impactos e transtornos provocados pelas chuvas. “Com as galerias desobstruídas, evitaremos a ocorrência de alagamentos ou inundações”, pontua, acrescentando a importância do engajamento da população na higienização das bocas de lobo.
“Infelizmente, algumas pessoas não têm o compromisso de manter a cidade limpa. Alguns descartam lixo nas vias públicas, colocam sacos de lixo fora dos contêineres, ao lado dos postes e em outros locais inadequados. Esses detritos descartados de forma inadequada acabam sendo empurrados para dentro das bocas de lobo, causando entupimentos. A limpeza é uma forma de prevenção”, completa a gestora.
Além disso, na oportunidade, foram realizadas reposições de 21 tampas de proteção ao acesso das galerias. “Esse trabalho é fundamental para garantir a eficiência do sistema de drenagem e minimizar os impactos das chuvas intensas na nossa área. A manutenção adequada das bocas de lobo contribui para o escoamento da água e para a segurança das vias públicas”, acrescenta o coordenador do GDF Presente do Polo Central 2, Rodrigo Caverna.
A higienização de galerias não é o único serviço executado pelas equipes na cidade. Recentemente, ações de limpeza resultaram na remoção de 11 toneladas de materiais provenientes de poda, inservíveis e entulhos. O trabalho também se estendeu à recuperação de vias da cidade, com a aplicação de 4,5 toneladas de massa asfáltica.
0 #type=(blogger):
Postar um comentário