Por: Kelven Junio
A Polícia Federal (PF) anunciou nesta quarta-feira (24) o restabelecimento do serviço online de agendamento para emissão de passaportes pela internet. A retomada do serviço ocorre após sua suspensão na última quinta-feira (18), em decorrência da detecção de uma tentativa de invasão do ambiente de rede de computadores da instituição.
Segundo comunicado oficial da PF, o sistema foi atualizado e o serviço foi restabelecido após os dias de suspensão. Durante esse período, os atendimentos previamente marcados em uma unidade emissora do documento de viagem foram realizados normalmente, sem prejuízos aos cidadãos.
Para agendar o início dos procedimentos para a emissão do passaporte, os interessados podem acessar a página da Divisão de Passaporte da Polícia Federal. Caso enfrentem dificuldades para acessar o formulário mesmo após a normalização do serviço, a PF orienta que busquem ajuda no suporte disponível na página oficial.
O agendamento virtual é um requisito prévio para quem deseja obter o passaporte, e no serviço online, o solicitante deve preencher um formulário eletrônico com seus dados pessoais, selecionar uma das datas e horários disponíveis e indicar o posto de atendimento da PF de sua preferência.
No dia e horário agendados, o solicitante deve comparecer à unidade da Polícia Federal escolhida, munido da documentação original necessária. Durante o atendimento presencial, os dados cadastrados inicialmente serão conferidos, e será realizada a coleta de dados biométricos, incluindo impressões digitais e fotografia facial.
A entrega do passaporte ocorrerá na mesma unidade indicada no primeiro agendamento online do serviço, e não poderá ser alterada posteriormente. Após o atendimento, o documento estará disponível para retirada em um prazo que varia de 6 a 10 dias úteis, podendo se estender até 90 dias corridos. Após esse período máximo, o passaporte não retirado será cancelado, resultando na perda da taxa paga.
O custo para emissão de um passaporte comum é de R$ 257,25, podendo ser acrescido em casos de urgência na emissão ou de reimpressão de passaportes extraviados ou perdidos, desde que ainda válidos.
0 #type=(blogger):
Postar um comentário