Por: Kelven Junio
No domingo (31), o Distrito Federal deu início à montagem de novas tendas de acolhimento destinadas ao tratamento de pacientes com dengue, uma iniciativa crucial para fortalecer a resposta à doença na região. O transporte das primeiras estruturas, provenientes de Tocantins (TO), marcou o começo dessa operação significativa, visando expandir os serviços de saúde disponíveis à população. Águas Claras, Gama e Guará foram as primeiras localidades a receber o material necessário para instalar as unidades de atendimento, evidenciando o compromisso do governo em prover recursos adequados para combater essa enfermidade.
As estruturas, posicionadas estrategicamente nos estacionamentos de unidades básicas de saúde e hospitais regionais, como a UBS 1 do Areal, UBS 1 do Guará e o Hospital Regional do Gama (HRC), são planejadas para funcionar como hospitais de campanha. A montagem no Gama, já em progresso, prenuncia a rapidez e eficiência desse esforço logístico, com a expectativa de que as tendas ofereçam não apenas um espaço físico adequado mas também um ambiente climatizado e equipado para o atendimento dos pacientes.
A partir desta segunda-feira (1º/4), a operação de montagem se estende ao Guará e, posteriormente, a Planaltina e Paranoá, demonstrando a abrangência e a escala do projeto. Com a chegada de mais estruturas, outras regiões administrativas como Plano Piloto, Varjão, Vicente Pires, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia também serão beneficiadas, solidificando a rede de apoio à saúde no combate à dengue no DF.
Leonídio Neto, subsecretário de Infraestrutura na Saúde da SES-DF, destaca a supervisão atenta da equipe de saúde na montagem das tendas, sublinhando o objetivo de torná-las operacionais o mais breve possível. Este projeto não apenas amplia o acesso ao atendimento médico especializado mas também representa uma estratégia proativa contra a disseminação da dengue, integrando-se ao sistema de saúde existente para fornecer uma resposta coordenada e eficiente.
A estrutura das novas tendas inclui todos os serviços básicos necessários, como fornecimento de água, energia, rede de esgoto, além de contar com caídas e calhas para drenagem, piso elevado, consultórios completamente equipados e sistemas de climatização. Essa infraestrutura avançada é complementada por uma equipe de saúde altamente qualificada, garantindo que o atendimento seja realizado de forma eficaz e humanizada.
Atendimento
Serão oito tendas com atendimento diário das 7h às 19h no Plano Piloto, Vicente Pires, Varjão, Taguatinga, Planaltina, Águas Claras, Ceilândia e Samambaia. Outras três funcionarão 24 horas no Gama, Guará e Paranoá.
Desde o início do ano, o DF já conta com nove tendas de hidratação, espalhadas por várias regiões do DF: Sol Nascente, Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho. Como suporte à assistência nas UBSs, entre 20 de janeiro e o dia 14 deste mês, os espaços atenderam mais de 63 mil pacientes, uma média de 1,2 mil por dia.
Confira onde serão instaladas as novas tendas de acolhimento a pacientes com sintomas de dengue:
Com funcionamento 24h
→ Gama: estacionamento do Hospital Regional do Gama (HRG)
→ Guará: em frente à UBS 1
→ Paranoá: estacionamento do Hospital da Região Leste
Com funcionamento diário, das 7h às 19h
→ Plano Piloto: estacionamento do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
→ Vicente Pires: estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
→ Varjão: atrás da UBS 1
→ Taguatinga: estacionamento do ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT)
→ Planaltina: Policlínica da região
→ Águas Claras: estacionamento da UBS 1 do Areal
→ Ceilândia: estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC)
→ Samambaia: estacionamento da UBS 7
**Ceilândia e Samambaia, que já contam com uma tenda de atendimento, também serão beneficiadas com mais um espaço de acolhimento.
0 #type=(blogger):
Postar um comentário