Plataformas digitais do GDF ampliam acesso da população ao serviço público

 on  with No comments 
Plataformas digitais do GDF ampliam acesso da população ao serviço público

Plataformas digitais do GDF ampliam acesso da população ao serviço público

Ferramentas permitem resolver demandas nas áreas de trânsito, saúde, mobilidade, educação, acessibilidade e serviços urbanos sem necessidade de deslocamento

A digitalização dos serviços públicos tem mudado a forma como a população brasiliense acessa atendimentos e solicitações do Governo do Distrito Federal (GDF). Por meio de plataformas online, aplicativos e sistemas integrados, cidadãos conseguem resolver demandas relacionadas a saúde, trânsito, mobilidade, educação, acessibilidade e serviços urbanos sem enfrentar filas ou precisar se deslocar até unidades físicas.

Uma das iniciativas é o GDF Digital, conjunto de plataformas criadas para modernizar a prestação de serviços públicos. Entre elas está a Administração Regional Digital 24 Horas, ferramenta que permite solicitar serviços, como poda de árvores e limpeza urbana, além de acompanhar o andamento das demandas em tempo real pelo Portal Cidadão. O sistema também inclui o EducaDF Digital, voltado para a gestão escolar; e o E-Protocolo, que possibilita o envio eletrônico de documentos para órgãos do governo.

Na área da saúde, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) lançou, em maio deste ano, a Farmácia Digital, sistema de gestão de medicamentos de alto custo. A ferramenta acompanha todo o processo, desde a aprovação da solicitação até a entrega dos medicamentos, sendo integrada ao Cartão Nacional de Saúde.

"Usamos a tecnologia para reduzir as filas de espera e aproximar a saúde do cidadão"

Além de permitir o agendamento eletrônico para retirada dos remédios, o sistema mantém toda a documentação em formato digital, facilita o controle de estoque e possibilita o acompanhamento clínico dos pacientes. “Mais do que implantar um sistema inovador, o propósito da Farmácia Digital é humanizar o atendimento e valorizar o tempo de quem mais precisa. Usamos a tecnologia para reduzir as filas de espera e aproximar a saúde do cidadão", destacou o secretário de Saúde, Juracy Lacerda.

No dia 22 deste mês, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) oficializou o lançamento da Iná, plataforma de inteligência artificial voltada para o atendimento ao cidadão. O sistema tem elevado nível de autonomia no relacionamento com os usuários.

Pela Iná, o consumidor pode solicitar a emissão de segunda via de contas, pedir a revisão de faturas, visualizar gráficos de consumo e solicitar abertura de serviços usando apenas a linguagem natural, em formato de conversa livre.

A tecnologia interpreta o contexto e a necessidade do cliente sem obrigá-lo a navegar por menus engessados ou sistemas complexos. Para garantir a segurança e a privacidade, o acesso às informações ligadas ao CPF é feito unicamente mediante login no sistema gov.br.

"A gente está muito orgulhoso, porque foi feita totalmente pela equipe interna da Caesb. Ficou muito fácil para o usuário. Você pergunta sem precisar complicar, sem nada: 'Ah, eu quero a segunda via da minha fatura de dezembro de 2025', aparece; 'Ah, eu quero minha média de consumo dos últimos dois anos', aparece; 'Eu quero um gráfico da minha média', aparece. Ela faz tudo sozinha", comenta o presidente da Caesb, Luis Antonio Reis.

No transporte público, os usuários contam com os serviços digitais do BRB Mobilidade. Pelo aplicativo e pelo site é possível fazer recargas via Pix, consultar saldo, extrato e validade dos créditos, acessar itinerários e solicitar segunda via do cartão, entre outros serviços. A plataforma também oferece atendimento por chatbot. Embora os canais digitais concentrem boa parte das demandas, permanecem disponíveis 512 pontos de atendimento para recarga em todo o DF, incluindo estabelecimentos credenciados e equipamentos instalados nos terminais rodoviários. Atualmente, mais de 790 mil usuários utilizam o Cartão Mobilidade.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) também ampliou a oferta de serviços digitais. Entre as ferramentas disponíveis está o Balcão Virtual, que permite ao cidadão protocolar solicitações, enviar documentos e acompanhar processos de forma totalmente online, sem necessidade de comparecimento presencial. O acesso pode ser feito pelo Portal de Serviços, na aba “Atendimento”, ou diretamente pelo endereço eletrônico, mediante login pelo Gov.br, com conta prata ou ouro. Além disso, aplicativo e o site da autarquia permitem consultar a pontuação da CNH, verificar a situação do veículo e acompanhar resultados de exames e bancas examinadoras. Nos últimos anos, o número de serviços acessados ultrapassou 4 milhões.

"O Balcão Virtual possibilita ao cidadão acessar diversos serviços com mais praticidade, segurança e comodidade, sem sair de casa"

“Nosso compromisso é servir cada vez melhor a população do Distrito Federal. O Balcão Virtual possibilita ao cidadão acessar diversos serviços com mais praticidade, segurança e comodidade, sem sair de casa. Queremos continuar evoluindo, ampliando soluções digitais e tornando o atendimento cada vez mais simples, acessível e eficiente”, declarou o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini.

Share:

Celina Leão anuncia novos avanços para Santa Luzia e destaca investimentos do GDF na Cidade Estrutural

 on  with No comments 
In  
Celina Leão anuncia novos avanços para Santa Luzia e destaca investimentos do GDF na Cidade Estrutural

Celina Leão anuncia novos avanços para Santa Luzia e destaca investimentos do GDF na Cidade Estrutural

Por: Jornalista Edvaldo Campos

Durante o Record nas Cidades, realizado neste sábado (27), no Centro Olímpico da Cidade Estrutural, a governadora do Distrito Federal, Celina Leão, reafirmou o compromisso do Governo do Distrito Federal com o desenvolvimento da região. Em sua participação, destacou as obras de infraestrutura em andamento, os investimentos na saúde e anunciou que Santa Luzia continuará recebendo importantes melhorias.

A governadora ressaltou que a Cidade Estrutural vive um momento de transformação, com a chegada de obras que melhoram diretamente a qualidade de vida da população.

"É muito bom estar em uma cidade que a gente está transformando. Está chegando iluminação, água e esgoto. É uma cidade que a gente quer transformar e estamos todos os dias aqui trabalhando por ela", afirmou.

Celina Leão também comemorou a grande participação dos moradores de Santa Luzia no evento e garantiu que os investimentos na comunidade terão continuidade.

"Santa Luzia está toda aqui. Nós vamos transformar, vai ficar linda, cada dia mais cuidado", disse.

Na área da saúde, a governadora destacou como prioridade a redução da fila de cirurgias eletivas no Distrito Federal. Segundo ela, o GDF já ampliou significativamente a oferta de procedimentos.

"Nós tínhamos uma fila de 33 mil pessoas. Já contratamos 20 mil cirurgias e mais de 6 mil pessoas foram operadas. Vamos contratar mais médicos e cuidar de quem mais precisa", ressaltou.

Ao final, Celina Leão reafirmou que as obras em andamento serão entregues à população e que o governo seguirá investindo para garantir mais infraestrutura, saúde e qualidade de vida aos moradores da Cidade Estrutural e de Santa Luzia.

O Record nas Cidades, promovido pela TV Record Brasília, reuniu milhares de moradores no Centro Olímpico, em um dia de integração, lazer e prestação de serviços à comunidade.

R
reel
Perfil oficial
Ver perfil
Saiba mais: acesse o perfil/link oficial para acompanhar mais informações sobre esta matéria.
Share:

Administrador Wagner Rodrigues destaca compromisso da governadora Celina Leão com a Cidade Estrutural durante o Record nas Cidades

 on  with No comments 
In  
Administrador Wagner Rodrigues destaca compromisso da governadora Celina Leão com a Cidade Estrutural durante o Record nas Cidades

Administrador Wagner Rodrigues destaca compromisso da governadora Celina Leão com a Cidade Estrutural durante o Record nas Cidades

Por: Jornalista Edvaldo Campos

Durante o Record nas Cidades, realizado neste sábado (27), no Centro Olímpico da Cidade Estrutural, o administrador regional Wagner Rodrigues destacou o compromisso da governadora do Distrito Federal, Celina Leão, com a população da região e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Governo do Distrito Federal para promover melhorias na cidade, especialmente no bairro Santa Luzia.

Em seu discurso, Wagner Rodrigues afirmou que a Cidade Estrutural é formada por um povo trabalhador, humilde e de grande coração, destacando o carinho e a atenção que a governadora tem dedicado à região.

"Eu tenho dito aos quatro cantos do Distrito Federal que a Estrutural é o lugar de um povo humilde, mas de um coração grandioso. Vocês são prósperos, são saudáveis, e nós temos uma governadora que olha para esta cidade", afirmou.

O administrador também destacou que o GDF acompanha de perto as demandas de Santa Luzia. Segundo ele, nesta semana foi realizada uma reunião com a Secretaria de Estado de Governo (Segov), sob a coordenação da secretária Rosana, e representantes da Neoenergia para tratar de ações voltadas à comunidade.

"Nós entendemos que o GDF tem que estar ao lado do povo de Brasília. Nós estamos com vocês", ressaltou.

Durante a fala, Wagner Rodrigues anunciou que a população de Santa Luzia pode esperar novas conquistas nos próximos meses.

"Se prepare, Santa Luzia, porque a governadora vai anunciar coisas novas para vocês", declarou.

Ao encerrar sua participação, o administrador agradeceu à governadora Celina Leão, às autoridades presentes e aos parceiros do evento, reafirmando o compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento da Cidade Estrutural e pela melhoria da qualidade de vida da população.

O Record nas Cidades, promovido pela TV Record Brasília, reuniu milhares de moradores no Centro Olímpico da Cidade Estrutural em um dia de lazer, entretenimento e integração com a comunidade.

R
reel
Perfil oficial
Ver perfil
Saiba mais: acesse o perfil/link oficial para acompanhar mais informações sobre esta matéria.
Share:

Museu Vivo da Memória Candanga oferece oficinas e cursos para a população

 on  with No comments 
In  
Museu Vivo da Memória Candanga oferece oficinas e cursos para a população

Museu Vivo da Memória Candanga oferece oficinas e cursos para a população

Atividades são gratuitas. Também estão disponíveis exposições sobre a história da Capital Federal

Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: José Renato Garcia

Exposições permanentes sobre a história da Capital Federal estão em cartaz no Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante. O espaço também oferece diversos cursos e oficinas gratuitas para todas as faixas etárias. E recebeu mais de 78 mil visitantes no ano passado.

“Todas as nossas atividades têm como finalidade principal desenvolver a cidadania na comunidade por meio de qualificação profissional, integração entre os moradores e lazer”, explica o subsecretário de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, Felipe Ramon.

Museu Vivo da Memória Candanga celebra Dia do Patrimônio Histórico

Pioneiros da construção de Brasília se reencontram no Museu Vivo da Memória Candanga

Além disso, a programação também conta com encontros do Grupo de Escoteiros Hokma, aos sábados, das 9h às 12h, e do projeto Poéticas da Meia Noite – Fechaduras Abertas, promovido com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). Os momentos dedicados à poesia ocorrem de segunda a sábado, das 9h às 13h. No próximo final de semana, dias 27 e 28 deste mês, a população também poderá participar do curso de Capacitação de Técnicas de Resgate Autoestima (TRA) – Cuidando do Cuidador, das 8h às 17h.

O Museu Vivo da Memória Candanga ocupa as instalações do primeiro hospital de Brasília. As lembranças da época da construção da capital federal estão reunidas em três mostras permanentes: Poeira, Lona e Concreto; A Importância da Mulher na Construção da Nova Capital; e Candangos e Pioneiros — Ernesto Silva e Edson Porto. Também estão disponíveis as exposições A Construção de Brasília, com fotos de Jankiel Gonczarowska, de 1956 a 1970, e Cerrado de Pau de Pedro, com obras de Joaquim Paiva.

→ Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 17h. Entrada gratuita

→ Endereço: Setor Juscelino Kubitschek, Lote D, Núcleo Bandeirante

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Governadora inaugura campo de grama sintética no Itapoã Parque

 on  with No comments 
In  
Governadora inaugura campo de grama sintética no Itapoã Parque

Governadora inaugura campo de grama sintética no Itapoã Parque

Com infraestrutura moderna e acessibilidade, novo equipamento esportivo recebeu investimentos de mais de R$ 3,3 milhões

Esporte e lazer mais perto da população. A governadora Celina Leão inaugurou, na manhã deste sábado (27), o campo de grama sintética no Itapoã Parque. Agora, o espaço oferece mais segurança, modernidade e qualidade de vida para os moradores da região. Os investimentos ultrapassam R$ 3,3 milhões em um campo esportivo de alto desempenho, situado em frente ao Condomínio 63.

“O Itapoã Parque é uma área pensada e planejada, que já tem escola, mas faltava um espaço de lazer. E hoje nós estamos entregando este campo. Tem um PEC [Ponto de Encontro Comunitário] e eu hoje anunciei a construção de um parquinho aqui também e de uma praça, para que as pessoas tenham um lugar para confraternizar e estar em comunidade. Eu tenho certeza que, a cada dia, essa cidade está ficando melhor para se viver. Hoje anunciei também a duplicação da pista principal aqui do Itapoã, que vai custar R$ 18 milhões. Nós vamos continuar investindo. É presença, é cuidado e apoio”, destacou a chefe do Executivo, ao entregar kits esportivos a escolinhas da região.

A obra foi executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). O local tem uma área de aproximadamente 4 mil m², medindo 80 por 50 metros, e foi equipado com grama sintética do tipo europeu bicolor, própria para a prática esportiva.

“A entrega desse campo é uma grande conquista da população. Desde o início, as crianças e os jovens solicitavam uma área para praticarem esporte. Então, em tempo recorde, menos de três meses, nós fizemos um belo campo de futebol, de grama sintética. Uma área urbanizada, com PEC já instalado. Hoje vai ter futebol o dia inteiro aqui. Os meninos que vão jogar a Copa de 2030 já estão aqui treinando”, brincou o presidente da Novacap, Fernando Leite. “Entregue o campo, vamos agora construir em volta uma praça com campo de areia, um parquinho e banheiros públicos. Uma praça para a família vir passear”, completou.

A infraestrutura entregue vai além do gramado. O equipamento tem, ainda, um sistema de drenagem eficiente para evitar o acúmulo de águas pluviais, um alambrado metálico de 5,20 metros de altura para proteção dos usuários, além de dois bancos de reserva cobertos para os atletas e um banco coberto para a equipe de arbitragem.

Para garantir a acessibilidade e a segurança de todos os frequentadores, o projeto incluiu a construção de 620 m² de calçadas, além de portões com dimensões adequadas, inclusive para a entrada de ambulâncias.

O garoto Marcos Paulo Jesus Souza, de 9 anos, aprovou o novo campo. “Agora, vai ter muita habilidade e muito jogo de futebol. O campo ficou muito bom. Estou muito feliz”, contou o aluno do Itapoã Parque Futebol Clube.

Colega de Marcos na escolinha, Christopher Oliveira, 16, relembrou como eram as condições antes da inauguração do espaço. “Representa muita coisa, porque a gente jogava no meio da rua e era complicado, tinha muita movimentação de carros. A gente pegava uns gozinhos para botar no meio da rua ou até chinelo. Agora, não vai ficar aquele tumulto no meio da rua. Estou muito feliz. Vai ser bem interessante a gente treinar aqui, porque a gente treinava no campo do Paranoá e tinha outras escolinhas e atrasava o nosso treino”, afirmou o jovem.

A presidente da Associação Desportiva Itapoã Parque, Silvana Oliveira, destacou o impacto do equipamento público. "Representa tudo, porque as nossas crianças não tinham área de lazer até então, não tinham onde praticar um esporte. Vamos começar já a partir de segunda-feira a treinar os alunos aqui na nossa casa. Hoje atendemos 150 famílias e tenho certeza que, agora, a demanda vai crescer ainda mais, para tirar nossas crianças, nossos jovens do caminho errado e fazer o que eles gostam, que é jogar futebol", avaliou.

A governadora Celina Leão aproveitou a ida ao Itapoã Parque para inaugurar o laboratório de informática da Escola Classe 401. A estrutura completa é equipada com computadores e outros equipamentos de tecnologia. “São sete laboratórios como esse, que vão ser entregues entre o Itapoã e o Paranoá. E hoje viemos inaugurar o primeiro”, reforçou a chefe do Executivo.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

GDF entrega 256 moradias no Itapoã Parque

 on  with No comments 
In  
GDF entrega 256 moradias no Itapoã Parque

GDF entrega 256 moradias no Itapoã Parque

Com investimento de R$ 42,4 milhões, condomínios têm apartamentos de dois e três quartos, e reforçam a política habitacional do DF

A manhã deste sábado (27) marcou um novo capítulo na vida de 256 famílias do Distrito Federal, que receberam as tão sonhadas chaves de seus novos lares. O Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab-DF), entregou oficialmente os condomínios 19 e 20, na quadra 401 do Itapoã Parque. As obras, conduzidas pela construtora JC Gontijo Engenharia, receberam investimento de R$ 42,4 milhões. O evento de inauguração contou com a participação da governadora Celina Leão.

“Quando a gente pensou nesse empreendimento, nós não pensamos só na moradia. Aqui tem escola, é uma cidade planejada. Hoje vocês estão tendo a oportunidade de ter um lar. E um lar é muito diferente de uma casa. Um lar é onde a gente sabe que a paz vai reinar. É isso que eu desejo para todos vocês, que esse lugar seja um lugar de alegria e de muita comunhão”, desejou a chefe do Executivo.

Os residenciais foram projetados para atender a diferentes perfis familiares. No Condomínio 19, que fica no lote 03 (conjunto 02), as 128 famílias beneficiadas receberam apartamentos de 59,85 m². Cada unidade tem três quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro social, com valor de venda estipulado em R$ 172,3 mil.

Já o Condomínio 20, erguido no lote 05, abriga mais 128 apartamentos, estes com 46,40 m². Avaliadas em R$ 168,2 mil, as unidades oferecem dois quartos, além da sala, cozinha, área de serviço e banheiro social. Juntos, os dois blocos somam mais de 14.700 m² de área construída.

A atendente Antônia Maria Pereira, 51 anos, se arrumou toda para participar da concretização de um sonho. Para ela, a entrega das chaves representa o fim de uma espera de duas décadas e o início de uma nova trajetória. A agora moradora do Itapoã expressou a emoção genuína de pisar no próprio apartamento pela primeira vez.

"É um sonho de uma vida inteira. Eu vim, fiz a vistoria, entrei, está tudo lindo, tudo maravilhoso, mas eu ainda não acredito", comemorou. Ela destacou que o apoio do GDF foi o que tornou essa conquista possível, após tantos anos de tentativas. "Se não fosse o governo, eu não tinha conseguido. Foi uma alavanca", agradeceu, já imaginando os móveis planejados e o quarto decorado que sempre sonhou.

O impacto da entrega vai além das histórias individuais e reflete a magnitude do projeto no Distrito Federal. O presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, ressalta que o Itapoã Parque se consolidou como o maior empreendimento habitacional de interesse social do Brasil.

“Aqui, com essas 256 unidades, chegamos a mais de 8,3 mil unidades já entregues nesse empreendimento, que totaliza mais de 12,1 mil unidades. É uma grande vitória. Aqui são pessoas que realmente precisam, a grande maioria ganha até cinco salários mínimos. Estamos chegando a quase 4 mil cheques-moradia entregues para as famílias que compraram esse empreendimento. Então, é um case de sucesso, é um orgulho do nosso governo, porque aqui a gente muda a vida, a gente transforma a realidade de pessoas e esse é o objetivo da Codhab, dar moradia a quem precisa, levar a pessoa para um canto seguro e realizar o sonho da primeira moradia”, destacou.

Apesar da pouca idade, Mateus Godinho Torres, 21, já sente o gostinho de alcançar a meta de uma vida toda. O auxiliar administrativo, que dividiu cada etapa do processo lado a lado com a mãe, descreveu a conquista do lar próprio como um dos grandes objetivos da trajetória.

"Eu acho que dentre as muitas metas da vida, essa é a maior. Não só para mim, mas acho que para qualquer pessoa. Foi muita oração, muito choro, muita vontade e concretizar aqui hoje é muito especial", celebrou.

Maravilhado com a infraestrutura da região, especialmente com a excelência das escolas e do comércio local, o jovem faz planos para o espaço que agora é dele. "O apartamento é lindo. Nossa, estou extremamente feliz. Cada detalhe é um sonho”, completa Mateus.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Trabalho da Escs ganha destaque na 4ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação

 on  with No comments 
Trabalho da Escs ganha destaque na 4ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação

Trabalho da Escs ganha destaque na 4ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação

Evento realizado na Câmara Legislativa reconhece e reforça o papel da Escola Superior de Ciências da Saúde como referência na formação médica e na integração entre ensino, serviço e comunidade

O projeto "Educação médica como prática transformadora: 25 anos da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) na formação crítica para o SUS" foi reconhecido na 4ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação, promovido pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A cerimônia foi realizada no dia 18 deste mês e premiou iniciativas pedagógicas que contribuem para a promoção do direito à educação, da gestão democrática e das diretrizes do Plano Distrital de Educação.

"Este prêmio celebra a trajetória da Escs e também o compromisso permanente de docentes, estudantes, gestores e trabalhadores da saúde com uma formação crítica, humanizada e voltada para o fortalecimento do SUS"

Coordenado por Cynthia Bettini, egressa e docente do curso de medicina da Escs, o projeto contou com a participação de integrantes e ex-integrantes da direção, da coordenação da instituição, além de docentes e estudantes, incluindo representantes do Centro Acadêmico de Medicina da Escs.

Para a coordenadora do projeto, a homenagem representa o reconhecimento de uma trajetória construída coletivamente ao longo de mais de duas décadas. "Receber esta homenagem é uma grande honra, especialmente por representar uma proposta educacional inovadora e desafiadora”, disse Cynthia. "Este prêmio celebra a trajetória da Escs e também o compromisso permanente de docentes, estudantes, gestores e trabalhadores da saúde com uma formação crítica, humanizada e voltada para o fortalecimento do SUS. É um reconhecimento a todos que ajudaram a construir essa história".

Segundo Cynthia Bettini, o reconhecimento reforça o papel da Escs como referência na formação médica e na integração entre ensino, serviço e comunidade, reafirmando seu compromisso com uma educação crítica, humanizada e alinhada aos princípios e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os autores dos trabalhos premiados receberam uma moção de louvor em reconhecimento às suas contribuições para a educação no Distrito Federal. Cynthia Bettini e Mourad Ibrahim Belaciano, primeiro diretor da Escs e um dos principais responsáveis pela estruturação e implementação do projeto pedagógico da Escs, representaram a escola na cerimônia.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Como aproveitar as festas juninas sem parar na emergência

 on  with No comments 
In  
Como aproveitar as festas juninas sem parar na emergência

Como aproveitar as festas juninas sem parar na emergência

Especialista alerta para riscos que aumentam nesta época do ano, como queimaduras, intoxicações alimentares e descompensação de doenças crônicas

O cheiro de milho cozido, a canjica fumegante, as fogueiras acesas e o som do forró fazem parte das lembranças mais afetivas das festas juninas. Mas, para algumas pessoas, a celebração termina de forma bem diferente: em uma sala de emergência.

Queimaduras provocadas por fogueiras e fogos de artifício, intoxicações alimentares, crises hipertensivas, aumento da glicemia e agravamento de doenças respiratórias estão entre os problemas de saúde que costumam se tornar mais frequentes durante o período junino. A combinação entre temperaturas mais baixas, consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, gordura e sódio, além do uso inadequado de artefatos com fogo, exige atenção redobrada.

“Sou diabética e não me colocava limites. Comia canjica, pamonha, bolo, cachorro-quente, sem pensar nas consequências. Até que passei mal durante um arraial e precisei procurar atendimento de emergência”

Há dois anos, a aposentada Elenice Mendes, 71 anos, descobriu isso da pior maneira. Apaixonada pelas tradições juninas, ela aproveitava os arraiais sem se preocupar com os impactos da alimentação sobre a própria saúde.

“Sou diabética e, por muito tempo, não me colocava limites. Comia canjica, pamonha, bolo, cachorro-quente, sem pensar nas consequências. Até que passei mal durante um arraial. Fiquei enjoada, com a visão embaçada e muito tonta, e precisei procurar atendimento de emergência. Foi um susto que serviu de aprendizado. Hoje sei que preciso me controlar”, relata.

De acordo com o médico clínico e gastroenterologista, Álvaro Modesto, profissional que atua no Hospital Cidade do Sol (HSOL), unidade gerida pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), pessoas com doenças crônicas não devem encarar as festas juninas como um período de exceção.

“Quem convive com diabetes, hipertensão ou outras doenças em que a alimentação faz parte do tratamento precisa manter os cuidados mesmo durante as comemorações. O diabético continua precisando controlar a ingestão de açúcares e carboidratos, enquanto o hipertenso deve evitar o excesso de alimentos ricos em sódio”, explica.

Outro risco associado aos festejos juninos está relacionado ao uso de fogueiras e fogos de artifício. As crianças merecem atenção especial, já que acidentes podem causar queimaduras profundas, lesões oculares e sequelas permanentes.

“Com alguns cuidados simples, é possível aproveitar as tradições, saborear as comidas típicas e celebrar com a família sem colocar a saúde em risco”

A orientação é manter distância segura das chamas, não permitir brincadeiras próximas às fogueiras e nunca utilizar álcool ou outros líquidos inflamáveis para acender o fogo. Caso ocorra uma queimadura, o primeiro socorro deve ser feito apenas com água corrente em temperatura ambiente.

“Não devem ser aplicados gelo, manteiga, pasta de dente, borra de café ou qualquer outro produto caseiro sobre a lesão. Essas práticas podem piorar a queimadura e dificultar o tratamento”, orienta Modesto.

Além das comidas típicas e das fogueiras, as baixas temperaturas características desta época do ano também merecem atenção. O frio favorece a circulação de vírus respiratórios e provoca alterações no funcionamento do organismo, aumentando os riscos para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, como hipertensão e problemas cardiovasculares.

Pacientes da ortopedia do Hospital de Base participam de festa junina

Share:

Entenda o funcionamento dos alertas enviados aos celulares no DF pela Defesa Civil

 on  with No comments 
In  
Entenda o funcionamento dos alertas enviados aos celulares no DF pela Defesa Civil

Entenda o funcionamento dos alertas enviados aos celulares no DF pela Defesa Civil

Sistema diferencia avisos preventivos por SMS de alertas sonoros para situações de emergência; ferramenta já foi utilizada duas vezes desde a implantação

Os alertas que aparecem diretamente na tela do celular acompanhados por um sinal sonoro fazem parte do sistema Defesa Civil Alerta (DCA), ferramenta utilizada para comunicar situações de risco à população de forma rápida e direcionada. No Distrito Federal, o sistema é coordenado pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), e envia mensagens georreferenciadas para aparelhos localizados em áreas previamente delimitadas.

Desde o início do uso da ferramenta, o sistema foi acionado duas vezes no DF. Antes de entrar em operação definitiva, o DCA passou por testes obrigatórios, incluindo uma demonstração realizada em 27 de setembro de 2025, quando um alerta foi disparado às 15h para verificar o funcionamento da tecnologia e familiarizar a população com o som da sirene. Já em janeiro deste ano, a ferramenta foi utilizada durante a implosão do antigo Torre Palace Hotel, no Setor Hoteleiro Sul. O alerta integrou o plano de segurança da operação para orientar as pessoas que estavam na área afetada.

“Enquanto o SMS permanece como ferramenta voltada para a prevenção e o monitoramento de eventos com maior antecedência, o DCA é destinado a ocorrências extremas, que demandam comunicação rápida, precisa e direcionada à população potencialmente afetada”

De acordo com o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil, Sandro Gomes Santos da Silva, a utilização do sistema DCA representa uma evolução importante nos protocolos de comunicação de risco. “A tecnologia permite o envio simultâneo de mensagens para todos os dispositivos compatíveis localizados em uma área previamente delimitada, sem necessidade de cadastro prévio. Enquanto o SMS permanece como ferramenta voltada para a prevenção e o monitoramento de eventos com maior antecedência, o DCA é destinado a ocorrências extremas, que demandam comunicação rápida, precisa e direcionada à população potencialmente afetada”, destacou.

Os alertas podem ser emitidos somente por agentes da Defesa Civil previamente capacitados e cadastrados para operar a plataforma federal Idap. Antes de cada disparo, é realizado um processo de validação técnica que começa com a confirmação do risco por órgãos responsáveis pelo monitoramento ou por laudos especializados, dependendo da ocorrência.

Após essa etapa, operadores habilitados definem o nível de severidade do evento, elaboram uma mensagem com orientações de autoproteção e delimitam geograficamente a área que receberá o aviso. Em seguida, a plataforma encaminha a mensagem às operadoras de telefonia, responsáveis pelo envio instantâneo por meio da tecnologia Cell Broadcast.

Atualmente, a plataforma Idap ainda passa por testes e homologação de recursos de segurança. Por isso, a operação do sistema está sendo conduzida pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). No Distrito Federal, o monitoramento das ocorrências é realizado por equipes de plantão da Defesa Civil no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

A Defesa Civil utiliza os sistemas de SMS e Defesa Civil Alerta de forma complementar. O SMS é empregado principalmente em ações preventivas e de monitoramento, como previsões de chuvas, ondas de calor, baixa umidade e outros fenômenos que permitem maior antecedência para preparação da população.

Já o DCA é reservado para situações de maior gravidade, classificadas como severas ou extremas, incluindo tempestades intensas, enxurradas repentinas, risco de colapso de estruturas, deslizamentos, rompimentos de barragens e operações especiais que exigem ações imediatas e isolamento de áreas.

Defesa Civil do DF emitirá alerta à população no dia da implosão do Torre Palace

Com chuvas intensas no DF, Defesa Civil orienta população por meio de alertas de SMS

Defesa Civil alerta para onda de frio e baixa umidade no Distrito Federal

Para receber os alertas preventivos por SMS, é necessário fazer o cadastro junto à Defesa Civil do Distrito Federal. As orientações estão disponíveis na página da pasta, acessível por esta link.

Share:

Museu Vivo da Memória Candanga oferece oficinas e cursos para a população

 on  with No comments 
In  
Museu Vivo da Memória Candanga oferece oficinas e cursos para a população

Museu Vivo da Memória Candanga oferece oficinas e cursos para a população

Atividades são gratuitas. Também estão disponíveis exposições sobre a história da Capital Federal

Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: José Renato Garcia

Exposições permanentes sobre a história da Capital Federal estão em cartaz no Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante. O espaço também oferece diversos cursos e oficinas gratuitas para todas as faixas etárias. E recebeu mais de 78 mil visitantes no ano passado.

“Todas as nossas atividades têm como finalidade principal desenvolver a cidadania na comunidade por meio de qualificação profissional, integração entre os moradores e lazer”, explica o subsecretário de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, Felipe Ramon.

Museu Vivo da Memória Candanga celebra Dia do Patrimônio Histórico

Pioneiros da construção de Brasília se reencontram no Museu Vivo da Memória Candanga

Além disso, a programação também conta com encontros do Grupo de Escoteiros Hokma, aos sábados, das 9h às 12h, e do projeto Poéticas da Meia Noite – Fechaduras Abertas, promovido com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). Os momentos dedicados à poesia ocorrem de segunda a sábado, das 9h às 13h. No próximo final de semana, dias 27 e 28 deste mês, a população também poderá participar do curso de Capacitação de Técnicas de Resgate Autoestima (TRA) – Cuidando do Cuidador, das 8h às 17h.

O Museu Vivo da Memória Candanga ocupa as instalações do primeiro hospital de Brasília. As lembranças da época da construção da capital federal estão reunidas em três mostras permanentes: Poeira, Lona e Concreto; A Importância da Mulher na Construção da Nova Capital; e Candangos e Pioneiros — Ernesto Silva e Edson Porto. Também estão disponíveis as exposições A Construção de Brasília, com fotos de Jankiel Gonczarowska, de 1956 a 1970, e Cerrado de Pau de Pedro, com obras de Joaquim Paiva.

→ Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 17h. Entrada gratuita

→ Endereço: Setor Juscelino Kubitschek, Lote D, Núcleo Bandeirante

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Candangão Junino 2026 segue até domingo (28) em Santa Maria com entrada gratuita

 on  with No comments 
In  
Candangão Junino 2026 segue até domingo (28) em Santa Maria com entrada gratuita

Candangão Junino 2026 segue até domingo (28) em Santa Maria com entrada gratuita

Nem o frio desanimou a torcida. A primeira noite foi marcada por muita animação e grandes apresentações. Neste sábado (27), o evento começa a partir das 19h

A cultura popular tomou conta de Santa Maria na noite dessa sexta-feira (26), quando teve início mais uma etapa do Candangão Junino 2026. O estacionamento do Ginásio de Esportes se transformou em um grande arraial, reunindo centenas de pessoas que enfrentaram o frio para prestigiar um dos maiores eventos juninos do Distrito Federal e Entorno.

No tablado, sete quadrilhas deram um verdadeiro espetáculo de cores, música, dança e tradição. Cada apresentação arrancou aplausos e emocionou o público, que acompanhou atentamente as coreografias, os figurinos e os enredos preparados especialmente para a competição.

Moradora de Santa Maria, Priscila Moreira da Silva foi uma das pessoas que fez questão de prestigiar a primeira noite do evento. “Valeu muito a pena enfrentar o frio. As apresentações são lindas, a organização está excelente e é emocionante ver tantas famílias reunidas para valorizar a nossa cultura. Com certeza estarei de volta nos próximos dias”, afirmou.

Para o presidente da FEQUAJUDFE, Robson Vilela, o Fusca, a abertura da etapa confirmou, mais uma vez, a força do movimento junino no Distrito Federal. “Ver o espaço com torcidas vibrando e famílias participando mostra que o Candangão Junino vai muito além da competição. É um evento que fortalece nossa cultura, movimenta a comunidade e valoriza o trabalho dos grupos juninos. Estamos muito felizes com essa primeira noite e convidamos toda a população para prestigiar as próximas apresentações“, disse o presidente.

O Candangão Junino 2026 reúne os melhores grupos juninos do Distrito Federal e Entorno, promovendo uma verdadeira celebração das tradições nordestinas por meio da dança, da música e da valorização da cultura popular.

Promovido pela Federação de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (FEQUAJUDFE), o circuito integra o Termo de Fomento nº 992770/2026, firmado com o Ministério da Cultura, e conta com a parceria da Administração Regional de Santa Maria.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Comparsa de Vampiro do Itapoã, que bebia sangue de vítimas, é preso

 on  with No comments 
In  
Comparsa de Vampiro do Itapoã, que bebia sangue de vítimas, é preso

Comparsa de Vampiro do Itapoã, que bebia sangue de vítimas, é preso

Condenado a 16 anos por ocultação de cadáver no crime que chocou o DF, Hilcimar Lopes da Silva descumpriu o regime semiaberto e fugiu

Um dos comparsas de Eduardo de Araújo da Conceição, conhecido como “Vampiro do Itapoã”, foi preso na tarde desta sexta-feira (26/6), após ser reconhecido por policiais militares na Rodoviária do Plano Piloto. Hilcimar Lopes da Silva, condenado a 16 anos de prisão por participação na ocultação do cadáver de uma das vítimas do criminoso, cumpria pena em regime semiaberto, mas não retornou à unidade prisional após saída autorizada, e passou a ser considerado foragido da Justiça.

A captura encerra o período em que Hilcimar permaneceu foragido depois de descumprir as regras do benefício. Ele foi encaminhado às autoridades para o cumprimento da pena imposta pela Justiça, tendo sido levado para a 5ª Delegacia de Polícia (Área Central).

Distrito Federal Suspeito de homicídio no Gama é procurado pela PCDF

Entorno e Goiás Casal em fuga é preso após cometer homicídio no Entorno do DF

Distrito Federal Blitz na DF-180 termina com prisão de foragido por homicídio

Distrito Federal Atlas da violência: DF lidera queda de homicídios no Brasil em 10 anos

Atlas da violência: DF lidera queda de homicídios no Brasil em 10 anos

Segundo o delegado plantonista Sérgio Bautzer, Hilcimar Lopes da Silva cumpria pena em regime semiaberto e havia deixado a unidade prisional em razão da previsão legal contida na Lei de Execução Penal. “Entretanto, não retornou ao estabelecimento prisional no prazo estabelecido, circunstância que ensejou a expedição de mandado de prisão. Nesta sexta-feira, ele foi recapturado pela Polícia Militar do Distrito Federal, apresentado à 5ª Delegacia de Polícia para cumprimento do mandado de prisão e permanecerá à disposição da Justiça”, disse.

O principal responsável pelo homicídio, Eduardo de Araújo da Conceição, recebeu pena de 21 anos e cinco meses de prisão por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver. O apelido de “Vampiro do Itapoã” surgiu após uma testemunha afirmar que ele teria bebido o sangue da vítima durante o crime.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Heraldo havia sido contratado por Eduardo para construir uma cerca em seu lote, no Itapoã, recebendo duas pedras de crack como pagamento antecipado. Como o serviço não foi realizado, Eduardo, acompanhado de Francisco das Chagas Araújo, Hilcimar Lopes da Silva e um adolescente, foi cobrar a execução do trabalho.

Ao informar que não poderia realizar o serviço naquele momento, Heraldo foi atacado. Conforme as investigações, Eduardo ordenou que o adolescente matasse a vítima. O jovem desferiu golpes na cabeça de Heraldo com uma barra de ferro, com o auxílio de Francisco das Chagas.

Após o assassinato, Eduardo determinou que Hilcimar e o adolescente ocultassem o corpo, que foi lançado em uma tubulação de esgoto para dificultar a localização e a investigação do crime.

O Tribunal do Júri do Paranoá reconheceu que o homicídio foi cometido por motivo fútil e com emprego de meio cruel. Além de Eduardo e Hilcimar, Francisco das Chagas Araújo foi condenado, recebendo pena de 13 anos de reclusão por homicídio qualificado.

Share:

Projeto High Tech Course abre inscrições para formação online em cursos voltados para a tecnologia

 on  with No comments 
In  
Projeto High Tech Course abre inscrições para formação online em cursos voltados para a tecnologia

Projeto High Tech Course abre inscrições para formação online em cursos voltados para a tecnologia

Jovens a partir de 12 anos podem se inscrever nas áreas de inteligência artificial, programação, games e marketing digital

O Projeto High Tech Course, iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) junto com o Instituto Superar e Ilustrar Maestrias (Isim), oferece capacitação tecnológica gratuita para jovens e adultos a partir de 12 anos, com foco no desenvolvimento de competências voltadas às demandas da economia digital. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do formulário disponível no site oficial do projeto.

As vagas são limitadas, com preenchimento por ordem de cadastro. As aulas começam em 20 de julho e seguem até 31 de dezembro, período em que os participantes terão acesso aos conteúdos e atividades formativas oferecidos pela plataforma.

“A tecnologia está transformando a forma como vivemos, estudamos e trabalhamos. Por isso, investir na formação de novos talentos é fundamental para preparar nossos jovens e ampliar as oportunidades de inserção no mercado digital. O High Tech Course representa uma porta de entrada para que participantes de diferentes realidades possam desenvolver habilidades cada vez mais valorizadas e construir novas perspectivas profissionais”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Vitorino.

Ao todo, serão oferecidos 24 cursos online gratuitos em áreas de alta demanda do mercado de trabalho, como programação e desenvolvimento de software, inteligência artificial, design gráfico e digital, desenvolvimento de games, marketing digital, criação de conteúdo para internet, empregabilidade e carreira, empreendedorismo digital, ferramentas tecnológicas para negócios e transformação digital.

A iniciativa deve atender até 1.008 participantes, que terão direito à certificação gratuita após a conclusão das atividades. O impacto total pode alcançar aproximadamente 1.460 pessoas, considerando não apenas os alunos diretamente beneficiados, mas também o alcance indireto nas comunidades e redes de relacionamento dos participantes.

Além dos cursos, o projeto contará com o High Tech Cast, podcast voltado para disseminação de conteúdos sobre tecnologia, inovação e mercado digital, com 24 episódios previstos ao longo da execução. O projeto também prevê recursos de acessibilidade, como tradução e interpretação em Libras, legendagem, audiodescrição e ferramentas de acessibilidade digital.

Para a Secti-DF, a iniciativa reforça o compromisso de democratizar o acesso à ciência, tecnologia e inovação, ampliando oportunidades de qualificação profissional e aproximando a população das novas demandas do mercado de trabalho. A ação contribui para o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Distrito Federal e para a formação de uma geração mais preparada para os desafios da economia digital.

High Tech Course Modalidade: online e gratuito Inscrições abertas até o preenchimento das vagas, neste link.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Festa junina da psiquiatria do Hospital de Base ajuda a reduzir estigmas

 on  with No comments 
In  
Festa junina da psiquiatria do Hospital de Base ajuda a reduzir estigmas

Festa junina da psiquiatria do Hospital de Base ajuda a reduzir estigmas

Celebração reuniu pacientes, familiares e colaboradores do hospital em um momento de convivência, alegria e fortalecimento de vínculos

"Olha a chuva! É mentira!" O coro típico das festas juninas ecoou pela ala de psiquiatria do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) nesta sexta-feira (26). O dia ensolarado e o clima agradável ajudaram a criar o cenário ideal para um arraiá marcado por canjica, bolos, música, dança e, principalmente, acolhimento, humanização e muitos sorrisos.

Organizada pela equipe de psiquiatria em parceria com o Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV), a celebração proporcionou um momento de convivência entre pacientes, familiares, profissionais de saúde e colaboradores do hospital.

"Muitas vezes, oportunidades como essa representam um primeiro passo para uma recuperação bem-sucedida”

O chefe do Núcleo de Saúde Mental do HBDF, Sérgio Cabral Filho, explica que atividades lúdicas e encontros coletivos contribuem significativamente para o tratamento dos pacientes. “É como se eles pudessem esquecer, por um momento, que estão internados. Muitas vezes, oportunidades como essa representam um primeiro passo para uma recuperação bem-sucedida”, afirma.

Para a presidente do SAV, Vandelícia Dias, além da diversão, a festa busca proporcionar uma sensação de normalidade aos pacientes. “É um momento em que eles podem se sentir iguais a todo mundo, sem o estigma associado ao transtorno mental", observa. "Trouxemos roupas típicas para que pudessem se arrumar, deixar um pouco de lado a roupa hospitalar e usar acessórios. É uma oportunidade para todos se sentirem felizes”, comemora.

Durante o arraiá, os pacientes dançaram quadrilha, brincaram com estalinhos e aproveitaram música ao vivo em um ambiente leve e descontraído. O psicólogo Igor Santiago destaca que experiências de socialização são fundamentais para a saúde mental.

"Este tipo de celebração cria oportunidades de interação, permitindo que todos conversem e construam vínculos como pessoas, e não apenas como profissionais e pacientes

“Apesar de necessária, a internação provoca um rompimento na rotina e no convívio social dos pacientes. Esse tipo de celebração cria oportunidades de interação, permitindo que todos conversem e construam vínculos como pessoas, e não apenas como profissionais e pacientes”, explica Santiago.

As festas juninas também despertam lembranças afetivas para muitas pessoas. Segundo a assistente social Lara Nunes Limberger, o evento foi planejado para transmitir acolhimento e cuidado em cada detalhe. “A alimentação tem um papel muito importante. Geralmente, as dietas deles seguem orientações específicas, mas hoje puderam experimentar diferentes comidas típicas e isso os deixa muito felizes”, comenta.

O paciente Mário Silva (nome fictício), internado na unidade, conta que aguardava ansiosamente pela comemoração. “Já comi salgado, canjica e várias outras coisas. A decoração está linda, a música está ótima e a dança foi muito divertida. Estou muito satisfeito, foi maravilhoso”, celebra.

Toda a festa foi realizada de forma colaborativa. Os alimentos foram preparados pelos próprios colaboradores e por familiares dos pacientes, que também foram convidados para participar do evento. A decoração recebeu atenção especial. Oficinas terapêuticas foram promovidas com antecedência para que os pacientes ajudassem a confeccionar bandeirinhas com papéis coloridos.

"A equipe de psiquiatria e os voluntários estão fazendo de tudo para integrar todos. É um momento de união, paz e amor. É muito gratificante ver isso acontecendo”

Um cenário representando uma igreja antiga e cactos foi produzido manualmente, enquanto os ramos de milho que ornamentaram o caminho até a festa foram plantados e colhidos pelos próprios pacientes na horta cultivada por eles.

Share:

Adolescentes de até 19 anos podem se vacinar contra o HPV no sábado (27)

 on  with No comments 
In  
Adolescentes de até 19 anos podem se vacinar contra o HPV no sábado (27)

Adolescentes de até 19 anos podem se vacinar contra o HPV no sábado (27)

Secretaria de Saúde terá 48 locais de atendimento. Outras vacinas também estarão disponíveis, conforme as faixas etárias

Adolescentes de 15 a 19 anos, de ambos os sexos, que nunca se vacinaram contra o papilomavírus humano (HPV) podem garantir a proteção neste sábado (27). É o último final de semana para aproveitar a ampliação da faixa etária: em 1º de julho, essa vacina volta a ser ofertada apenas a jovens entre 9 e 14 anos.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) terá 48 locais de atendimento. A lista completa está disponível no site da pasta. Não haverá imunização no domingo (28) e, por conta do jogo do Brasil na segunda-feira (29), as salas de vacina reabrem apenas na terça-feira (30).

No sábado, além da vacinação contra o HPV, haverá outras doses disponíveis para pessoas de todas as faixas etárias, aplicadas conforme diretrizes estabelecidas. Por exemplo: para gestantes, idosos a partir de 60 anos e outros grupos prioritários é oferecido o imunizante em combate à gripe. Já crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem receber a proteção contra a dengue.

Outra vacina da lista é a da febre amarela: o esquema padrão é de uma dose aos 9 meses de idade e um reforço aos 4 anos. Já os adultos até 59 anos, que nunca se imunizaram antes, tomam uma dose única. Adultos também recebem a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola: é indicada para pessoas de 12 meses a 59 anos.

Em todos os casos, a SES-DF orienta levar documento de identificação válido e com foto e a caderneta vacinal. Caso tenha perdido esta última, a pessoa ainda assim deve comparecer a um dos locais de atendimento para uma análise vacinal.

Já quem fizer parte de grupos profissionais previstos para a vacinação contra a gripe, caso de professores, trabalhadores da saúde, caminhoneiros, dentre outros, precisa levar algum documento que comprove o exercício da ocupação, como crachá ou contracheque. Por fim, gestantes e pessoas com deficiências ou comorbidades previstas para a vacinação precisam levar exames, relatório médico ou outro tipo de comprovação.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Blitz educativa encerra semana de programação especial pelo Dia Internacional de Combate às Drogas

 on  with No comments 
In  
Blitz educativa encerra semana de programação especial pelo Dia Internacional de Combate às Drogas

Blitz educativa encerra semana de programação especial pelo Dia Internacional de Combate às Drogas

Ações da Secretaria de Justiça e Cidadania alcançaram adolescentes, estudantes e motoristas, reforçando a prevenção ao uso de álcool e outras drogas e ampliando a divulgação do programa Acolhe DF

A prevenção ao uso de álcool e outras drogas ganhou as ruas de Brasília na manhã desta sexta-feira (26), com a realização de uma blitz educativa promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), por meio da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed), em parceria com o Detran-DF. A ação, realizada atrás da Torre de TV, em frente à Funarte, marcou o encerramento da programação especial em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado em 26 de junho.

Durante a blitz, mais de 100 veículos foram abordados, alcançando mais de 130 pessoas. Motoristas e passageiros receberam materiais informativos e orientações sobre os riscos da combinação entre álcool, drogas e direção, além de informações sobre os serviços oferecidos pelo Acolhe DF, programa do Governo do Distrito Federal coordenado pela Sejus-DF que oferece atendimento psicossocial gratuito a pessoas com dependência química e seus familiares.

A mobilização integrou uma série de ações desenvolvidas ao longo da semana pela secretaria com foco na prevenção, conscientização e promoção da saúde, reafirmando o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com a construção de uma cultura de cuidado, informação e responsabilidade.

“O enfrentamento às drogas passa, acima de tudo, pela prevenção e pelo acesso à informação. Quando levamos essa mensagem para as ruas, para as escolas e para os espaços de convivência, aproximamos os serviços públicos da população e fortalecemos a rede de proteção e acolhimento do Distrito Federal”, destacou o secretário de Justiça e Cidadania interino, Jaime Santana.

O subsecretário de Enfrentamento às Drogas, Diego Moreno, ressaltou que a programação foi planejada para alcançar diferentes públicos e ampliar o acesso às políticas públicas: “Nosso objetivo é mostrar que prevenir é cuidar. Cada conversa, orientação e ação educativa representa uma oportunidade de evitar que mais pessoas desenvolvam problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e, ao mesmo tempo, mostrar que existe uma rede preparada para acolher quem precisa de ajuda por meio do Programa Acolhe DF”.

“O enfrentamento às drogas passa, acima de tudo, pela prevenção e pelo acesso à informação. Quando levamos essa mensagem para as ruas, para as escolas e para os espaços de convivência, aproximamos os serviços públicos da população e fortalecemos a rede de proteção e acolhimento do Distrito Federal”

Entre os motoristas abordados durante a blitz, a especialista em segurança pública Márcia de Alencar, de 60 anos, elogiou a iniciativa e destacou seu impacto social. “Esta iniciativa faz com que a prevenção se constitua de uma forma cidadã. Isso aqui é segurança cidadã. Isso aqui é contribuir para que a gente tenha um futuro seguro e em paz”, afirmou.

O corretor de imóveis Vanderlei Putti, de 72 anos, também ressaltou a importância das abordagens educativas. “A gente sabe da importância desse tema no dia a dia, mas, se ninguém aborda você para falar sobre isso, acaba caindo no esquecimento, vira paisagem. Essas intervenções na rua despertam a atenção das pessoas. Sempre é bom, nunca é demais e não incomoda de forma nenhuma”, disse.

Além de conscientizar sobre os riscos da associação entre álcool, drogas e direção, a blitz reforçou a divulgação dos canais de atendimento do programa Acolhe DF, ampliando o acesso da população às informações sobre os serviços gratuitos de acolhimento e acompanhamento psicossocial oferecidos pela Sejus.

A blitz educativa encerrou uma programação iniciada na terça-feira (24), quando cerca de 100 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa participaram de um evento na Unidade de Internação Provisória de São Sebastião. A atividade abordou o uso de álcool e outras drogas na adolescência e a reintegração social, promovendo um espaço de escuta, acolhimento e reflexão sobre escolhas, projeto de vida, autoestima e prevenção de comportamentos de risco.

Na quinta-feira (25), as ações seguiram com a palestra “O esporte e a cultura como instrumentos de prevenção ao uso de álcool e outras drogas”, realizada no Colégio Supere, em Samambaia, reunindo 85 estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental. O encontro destacou o papel do esporte, da cultura e da participação comunitária na construção de trajetórias saudáveis e na prevenção ao uso de substâncias psicoativas.

Também na quinta-feira, mais de 100 crianças da educação infantil participaram de uma atividade pedagógica em Nova Betânia, em São Sebastião. Conduzida por servidores da Subed, a iniciativa trabalhou educação emocional, habilidades socioemocionais, autocuidado e fortalecimento da resiliência desde os primeiros anos de vida, reforçando a importância da prevenção iniciada ainda na infância.

Blitz educativa alerta para riscos do uso de drogas e álcool no trânsito

Share:

GDF na Sua Porta: Samambaia recebe pacote de obras que reforçam infraestrutura urbana

 on  with No comments 
In  
GDF na Sua Porta: Samambaia recebe pacote de obras que reforçam infraestrutura urbana

GDF na Sua Porta: Samambaia recebe pacote de obras que reforçam infraestrutura urbana

Novacap executa intervenções em calçadas, drenagem, equipamentos públicos e áreas de lazer, com investimentos superiores a R$ 12,5 milhões

A Novacap mantém em andamento um conjunto de obras e serviços em Samambaia que promete transformar a infraestrutura urbana e ampliar os espaços de convivência da população. As intervenções integram o programa GDF na Sua Porta e somam mais de R$ 12,5 milhões em investimentos destinados à recuperação de equipamentos públicos, melhorias viárias e ampliação das áreas de lazer.

Entre os serviços executados pela Diretoria de Obras está a reforma e construção de calçadas na 1ª Avenida Norte. As equipes concluíram a concretagem do passeio público em um dos trechos e iniciaram uma nova frente de serviço. A obra é orçada em R$ 3,12 milhões.

Também seguem em andamento os trabalhos de reposição e instalação de meios-fios, com investimento de R$ 87,5 mil, além da reforma e desobstrução de bocas de lobo, serviço essencial para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos, com aporte de R$ 300 mil. “Nosso compromisso é com o dia a dia de quem vive na cidade”, afirma o diretor de Obras da Novacap, André Luiz Oliveira Vaz.

Espaços de integração Já a Diretoria das Cidades coordena a recuperação e instalação de equipamentos de lazer e convivência. O maior investimento está na reforma e reconstrução de 60 parquinhos infantis, que recebem recursos de mais de R$ 3 milhões. Parte dos equipamentos já se encontra em fase de fabricação.

GDF na Sua Porta investe R$ 6,6 milhões em infraestrutura no Riacho Fundo II

GDF na Sua Porta acelera obras e aproxima serviços da população do Paranoá

GDF investe quase R$ 2 milhões na construção de novas calçadas no Riacho Fundo II

“Os equipamentos públicos são espaços de encontro e integração social”, pontua o diretor das Cidades da Novacap, Raimundo Silva. “A recuperação de parquinhos, PECs e áreas de convivência permite que crianças, jovens e idosos tenham ambientes adequados para lazer, esporte e convivência, promove o bem-estar e pertencimento à cidade.”

Morador de Samambaia há mais de duas décadas, o motorista de aplicativo José Carlos Ferreira, de 48 anos, comemora: “Quando a gente vê uma calçada nova, os parquinhos recuperados e os espaços públicos recebendo melhorias percebe que a cidade recebe cuidados. Essas obras fazem diferença no dia a dia de quem mora aqui e ajudam a valorizar o bairro”.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share: